Depilação com Cera: Dicas para Evitar Manchas na Pele

Tirar os pelos da perna, axila, buço e virilha faz parte da rotina de muitas mulheres, seja qual for o método usado para tal:…

Tirar os pelos da perna, axila, buço e virilha faz parte da rotina de muitas mulheres, seja qual for o método usado para tal: cera fria, cera quente ou simplesmente lâmina. Muitas pessoas preferem a depilação com cera, mas essa requer pequenos cuidados para que a pele não fique com aspecto feio após o procedimento. Confira dicas para evitar manchas na pele.

É importante, antes de mais nada entender porque ocorrem manchas após a depilação com cera. Isso acontece porque assim que os pelos são totalmente arrancados, a camada protetora da pele também é atingida, mais conhecida como camada córnea, deixando aquela parte do corpo bem mais disponível para os agentes exteriores atuarem, tais como o calor e algumas substâncias. Desse jeito, é preciso esperar, em média, 28 dias para que esse tecido epitelial seja naturalmente recomposto.

Uma dica para evitar manchas na pele depois que se faz a depilação com cera, é ter muito cuidado com o produto a ser usado nela depois que os pelos foram retirados. Por exemplo, existem desodorantes com grande quantidade de álcool e isso provoca mudanças no aspecto da pele. Portanto, é mais do que necessário evitá-los. Existem hidratantes que possuem também álcool em sua composição, mas como o teor é muito baixo, não há problema de aplicá-lo sobre as pernas.

Uma outra dica para evitar manchas na pele após se depilar é tendo cuidado com a exposição ao sol. Na verdade, o que acontece é que com as altas temperaturas, isso também vale para saunas, a pele fica extremamente sensível, provocando então, modificações nada agradáveis. O ideal é que a ida à praia ou piscina seja evitada por, pelo menos, dois dias. Nessa fase, mesmo que a exposição não seja direta, o uso do protetor solar é fundamental.

Leia Também:  Tratamento de Microinjeção no Couro Cabeludo

Se um tratamento anti-acne usado com ácido por exemplo, estiver em andamento, o ideal é que ele seja interrompido uma semana antes de encarar a depilação com cera ou aguardar até que ele termine. Mas por que isso? Exatamente porque o produto usado para acabar com as espinhas também descama a pele, dessa forma, ela fica muito exposta, sensível, pronta para as manchas.

Tem gente que faz depilação com cera em casa para economizar e quem for fazer isso deve ter um cuidado extremo, pois a alta temperatura pode provocar queimaduras e, consequemente, manchas na pele. Portanto, em situações que os pelos forem retirados de forma doméstica, o ideal é que a opção seja por cera fria ou mesmo com lâmina. O mais importante é não arriscar e colocar a pele a uma exposição desnecessária, a um calor que pode provocar manchas.

Além dessas pequenas dicas para evitar manchas na pele após a depilação com cera, o mais correto e seguro é que haja uma conversa com o médico dermatologista, profissional que vai saber dar todas as devidas orientações, especialmente no caso daquelas pessoas que têm uma pele muito sensível ou com características mais suscetíveis à mudança, por exemplo. Existem produtos no mercado que auxiliam a evitar as manchas.

Top