Demissão: como superar

Na maioria das vezes ser demitido não é nada bom, ainda mais se você não esperar por essa má notícia. Mesmo que a pessoa…

Por Élida Santos em 09/02/2012

A demissão não deve ser motivo de isolamento (Foto: Divulgaçaõ)

Na maioria das vezes ser demitido não é nada bom, ainda mais se você não esperar por essa má notícia. Mesmo que a pessoa responsável por te desligar da empresa dê milhares de justificativas é natural pensar o que você fez para ser convidado a deixar a companhia. Porém, não vale à pena ficar se martirizando, a superação deve vir o mais rápido possível, e um novo posto de trabalho é a melhor maneira de deixar as lembranças amarguradas da demissão.

Assim que possível, acesse o seu currículo e reformule-o. Quando ficamos muito tempo sem procurar emprego é natural que os dados acabem ficando um pouco aquém da realidade. Sente-se com calma na frente de um computador, leia as informações e atualize as datas e as funções exercidas. Aproveite para buscar na internet alguns modelos de currículo. Lembre-se de escrever os dados de maneira clara e separar por tópicos que facilitem a leitura, seguindo uma ideia continua.

Busque alternativas para o desemprego (Foto:Divulgação)

O segundo passo é avisar a sua rede de amigos que você está disponível para novas oportunidades no mercado de trabalho. Mande um e-mail com o seu currículo, escreva no corpo da mensagem eletrônica os cargos pretendidos e agradeça as pessoas que estão lhe ajudando. Não tenha vergonha, pois se não disser as pessoas que está a procura de um posto de emprego não poderão te indicar para nenhum local.

Ainda utilizando o computador como ferramenta, acesse sites de emprego, como por exemplo, www.catho.com.br; www.manager.com.br; www.infojobs.com.br; www.curriculum.com.br; www.empregos.com.br; www.vagas.com.br; entre outros. Garimpe o portal eletrônico atrás do cargo que busca. Mesmo que não atenda todos os critérios não se intimide. Se você por acaso se enquadrar em mais da metade das exigências arrisque, faça o cadastro ou encaminhe o seu currículo mesmo assim. Outra dica, não tenha pressa na hora de preencher o formulário do site, lembre-se que é por meio dessas informações que você será analisado previamente.

Currículo atualizado é fundamental para encontrar um novo emprego (Foto: Divulgação)

Também é importante ir pessoalmente em agências de emprego, pois algumas vezes é possível fazer entrevistas no mesmo dia. As consultoras de Recursos Humanos desses estabelecimentos fazem uma análise prévia para depois encaminhar para a seleção na empresa que de fato precisa de um novo colaborador. Se tiver no lugar certo, na hora certa pode ser indicado rapidamente.

E o principal, não desista só porque não foi aprovado em uma entrevista. As negativas são normais. Use cada experiência ruim ao seu favor. Reflita os motivos que te levaram a não aprovação e não cometa os mesmos erros. Fique atento aos detalhes e mantenha a calma, pois há um local de trabalho adequado para o seu perfil, basta buscá-lo.

Top