Decoração romântica: dicas, como fazer

O estilo romântico tem sido incorporado com mais frequência na decoração de ambientes. A proposta preza pela delicadeza, ternura, afeto, suavidade e conforto, se…

Quarto de casal romântico.

O estilo romântico tem sido incorporado com mais frequência na decoração de ambientes. A proposta preza pela delicadeza, ternura, afeto, suavidade e conforto, se preocupando em trabalhar com diferentes expressões do romantismo. Graças a sua versatilidade, o estilo pode servir para a decoração de festas e residências.

Durante muito tempo a decoração romântica foi associada ao gosto feminino, porém ela também pode ser empregada em um projeto que satisfaça as preferências masculinas. O estilo é apropriado para espaços íntimos, mas nada impede que seus elementos sejam incorporados nas áreas de convivência.

Quando se fala a respeito de decoração romântica, é possível notar maior compatibilidade com as expectativas do clássico. O estilo tem a capacidade de transportar os moradores para outros tempos, criando uma atmosfera de nostalgia nos cômodos. O remake do passado fica evidente com o emprego de um mobiliário antigo e dos utensílios vintage.

Como fazer decoração romântica?

Mesa redonda decorada com estilo romântico.

A decoração romântica pode ser trabalhada em todas as áreas da casa, incluindo quartos, banheiros, salas e cozinhas. O estilo possui individualidades quanto às cores, formas e estampas, que podem ser inseridas nos ambientes através de combinações harmônicas e equilibradas. Quando seguida a risca, a decoração romântica se compromete com o formal e simétrico.

Móveis
A mobília romântica se destaca com suas curvas e acabamento mais acentuado, sendo capaz de acrescentar elegância na decoração dos ambientes. Muitos móveis antigos são resgatados na proposta, principalmente as peças que possuem vários detalhes ou acabamento branco, como é o caso dos provençais. Os itens mobiliários evidenciam materiais como madeira e ferro

Cores
Para deixar o ambiente com clima mais romântico, vale a pena apostar nas cores suaves e pastéis. O uso dos tons neutros na decoração também é uma possibilidade que permite evidenciar o estilo, principalmente através das parcerias feitas com o branco. Caso o cômodo decorado se torne muito monótono, vale apena adicionar outras cores através dos objetos decorativos.

Leia Também:  Conjunto Box Casal Ortobom Liberty, Preços

Estampas
O floral é o padrão de estampa que melhor remete ao romantismo, contagiando os espaços com doçura e conforto. Outros motivos também podem aparecer na decoração romântica quando, como o xadrez, as listras e os desenhos vitorianos. Existem vários elementos estampados capazes de dinamizar o ambiente e invocar o estilo, tais como roupa de cama, papel de parede e almofadas.

Enfeites

As flores são fundamentais na decoração romântica, especialmente as rosas.

A casa romântica merece ser bem enfeitada e isto pode ser feito através dos objetos vintage, que ressaltam as características do estilo. Outra sugestão interessante é o uso de vasos com flores, capazes de deixar os móveis mais delicados e ainda perfumar o interior da residência. Louças delicadas e enfeites de porcelana também agregam romantismo na decoração.

Top