Decoração ideal para lavanderia

A lavanderia é um espaço funcional da casa, onde as pessoas realizam tarefas domésticas como lavar e passar roupas. A decoração deste cômodo não…

Por Isabella Moretti em 12/01/2012

Lavanderia com móveis planejados

A lavanderia é um espaço funcional da casa, onde as pessoas realizam tarefas domésticas como lavar e passar roupas. A decoração deste cômodo não pode interferir nas atividades e deve se apresentar como uma forma de facilitar ainda mais a vida dos moradores. A área de serviço precisa ser prática, organizada e eficaz.

Elaborar um projeto antes de começar a decorar é um critério extremamente importante, afinal, somente assim é possível conhecer a disponibilidade do espaço e ter ideias para aproveitá-lo. A lavanderia se apresenta como uma das divisões mais funcionais da casa, mas isso não impede de caprichar no seu visual.

Alguns projetos de área de serviço exibem a integração de ambientes, aspecto construtivo que de certa forma acaba influenciando na decoração. Já quando o cômodo é bem definido, vale a pena tomar todos os cuidados para montar um ambiente discreto, confortável e arejado.

Como decorar a lavanderia?

Móveis charmosos e capazes de facilitar a organização

Móveis: se o orçamento permitir, experimente decorar a lavanderia com móveis planejados e reproduza as tendências do estilo contemporâneo na sua decoração. Os itens mobiliários possuem o encaixe perfeito para os eletrodomésticos, como é o caso da lavadora de roupas.

Armários embutidos para armazenar produtos e outros acessórios da área de serviço também são recorrentes. Caso o orçamento esteja curto para investir numa mobília sob medida, compre gabinetes ou instale prateleiras nas paredes para facilitar a organização.  Outro item importante é a tábua de passar roupa embutida.

Quem não tem dinheiro para comprar móveis planejados pode optar por um armário multiuso, para melhorar a organização da lavanderia.

Iluminação: prefira inserir uma luz difusa no ambiente e, se possível, aproveite a claridade natural. A integração da lavanderia com jardim ou cozinha também costuma favorecer a iluminação.

Como a área de serviço é um ambiente molhado, a cerâmica se apresenta como o melhor revestimento

Revestimento: como se trata de um ambiente úmido, evite pisos de madeira ou outras peças escorregadias usadas para revestir. Para transmitir a sensação de limpeza e praticidade, valorize um acabamento com cerâmica claro e básico.

Acessórios: alguns elementos são indispensáveis para a lavanderia, como é o caso dos varais. Para apartamento, é mais indicado usar um modelo sanfonado ou de teto fixado próximo a janela. Baldes, vassouras, produtos de limpeza e cesto de roupas não pode faltar nesta divisão funcional da casa.

Aproveite as dicas e inove a aparência da lavanderia acertando na decoração.

 

Top