Decoração com telhado verde: fotos, cuidados, dicas

Revestir a parte de cima (cobertura) das casas ou prédios com vegetação e produzir telhados, literalmente, verdes foi uma ideia que veio da Alemanha,…

Revestir a parte de cima (cobertura) das casas ou prédios com vegetação e produzir telhados, literalmente, verdes foi uma ideia que veio da Alemanha, é usada nos Estados Unidos e na Europa, há mais de 30 anos  e está sendo incorporada no Brasil pelos amantes da sustentabilidade, pois o telhado verde, ou  green roof,  é ecologicamente correto por reduzir o impacto ambiental nas construções.

O telhado verde pode ser aplicado em qualquer tipo de construção, seja residencial ou comercial, mas em geral, são aplicados em telhados com inclinação de mais ou menos 5 graus, facilitando assim o escoamento lento da água.

Vantagens do telhado verde

Uma casa estilosa, ecologicamente correta e com decoração externa bem diferente é o que acontece com as casas com telhados verdes, que trazem ainda as vantagens de diminuição do barulho externo, possibilidade de armazenar água da chuva, purificação do ar, pois retém o carbono, e redução de até 2 graus Celsius, trazendo bem estar aos que vivem dentro da casa.

Cuidados e dicas com a técnica do telhado verde

Para quem quiser ter um jardim no telhado e se beneficiar de todas as vantagens do telhado verde, basta atender aos cuidados e dicas descritas abaixo:

– Antes de tudo é preciso analisar se a laje da edificação aceita um telhado verde, é preciso ver se não há fissuras e se é resistente ao peso.

– Na hora de escolher a planta para fazer o telhado, prefira plantas de pequeno porte, resistentes ao sol, que tenham raízes superficiais e que não seja necessário tanta manutenção. O ideal são plantas que suportem muita ou pouca água. A sugestão são as plantas brasileiras ou adaptadas como: grama-amendoim,  boldo-rasteiro e capuchinha.

Leia Também:  Tintas de Parede para Banheiro

– Fique atento se a impermeabilização da laje e toda a captação de águas vindas da chuva (calhas e tubos) estão em perfeito funcionamento.

– Para manter a beleza da vegetação, mesmo nas épocas do ano não favoráveis, mantenha a irrigação adequada e faça manutenção, no mínimo, de seis meses. Qualquer tipo de planta precisa de cuidados como poda e adubação, fique atento!

– Se o seu telhado tiver inclinação acima de 20º, é necessário pensar em medidas para deter o fluxo de água, podendo ser usadas barreiras ou outras estruturas.

Confira abaixo a galerias de fotos de jardins suspensos!

^^

Vai aderir à ideia? Se  já viu algum telhado desse tipo perto da sua casa ou gostou da criatividade, deixe um comentário e compartilhe a experiência conosco!

Top