quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 18:08:15
MundodasTribos

O débito automático é a melhor forma de quitar dívidas fixas sem correr o risco de atrasar o pagamento e arcar com multas e juros desnecessários. Essa situação é muito comum entre as pessoas e pode ocorrer por causa de esquecimento, por exemplo.

Nesse cenário, o débito automático é perfeito para quem busca segurança, praticidade e não quer acumular dívidas. Essa modalidade de pagamento é oferecida por muitas instituições financeiras e administradoras de cartão de crédito, por exemplo, e pode ser utilizada por muitas pessoas. Para conhecer melhor como isso funciona, acompanhe este artigo até o final.

O que este artigo aborda:

O que é débito automático?

O débito automático é uma forma de efetuar o pagamento de dívidas mensais junto a bancos e outras empresas. Como o próprio nome sugere, essa modalidade de quitação de débitos é feita de forma automática e não manual, como normalmente acontece.

O que é débito automático

Fonte/Reprodução: original

Nesse contexto, não existe a possibilidade das contas passarem da data de vencimento e, por causa disso, não geram multas de atraso e acúmulo de juros. Isso acontece porque, se o débito automático for acionado pelo cliente, sempre que uma dívida for gerada, o banco subtrai o valor da conta do usuário antes do vencimento.

Para usar o débito automático é preciso ativar essa opção e isso deve ser feito junto à instituição onde a pessoa é cliente. Muitas empresas oferecem a possibilidade de ativar até mesmo pela internet.

Qual a diferença entre débito automático e débito em conta?

Um conceito bem parecido com o débito automático é o débito em conta. Mas não confunda: a segunda opção funciona a partir da transação feita pontualmente com o dinheiro da conta, isto é, é um pagamento realizado uma única vez. Já o primeiro é um pagamento mensal programado realizado regularmente.

Quais as vantagens do débito automático?

Usar o débito automático para realizar a amortização de dívidas tem algumas vantagens interessantes e que podem fazer a diferença na vida financeira do cliente. Os principais benefícios são:

– Pagamentos sempre em dia;
– Cashback (algumas instituições oferecem essa possibilidade);
– Limite de crédito liberado na mesma hora (para o caso dos cartões de crédito);
– Melhoria no planejamento financeiro.

Essas são as mais relevantes, mas, a depender de cada banco, ainda podem existir outras vantagens de usar esse método de pagamento.

Como funciona o débito automático?

O funcionamento é bem simples: todos os meses, de forma automática, o banco subtrai da conta do cliente o valor referente a conta que deve ser paga.

Como funciona débito automático

Fonte/Reprodução: original

Na prática, é quase a mesma coisa que levar o boleto da conta a uma lotérica, por exemplo, e efetuar o pagamento em dinheiro com o auxílio do atendente. A grande diferença é que não é necessário nenhum esforço manual no débito automático, uma vez que o próprio sistema do banco faz tudo sozinho.

Essas transações automáticas ficam registradas nos indicativos de movimentação de conta, como o extrato, por exemplo. Portanto, é possível observar quando o dinheiro é subtraído e qual o valor usado nessa operação.

Quais contas podem ser pagas no débito automático?

Esse tipo de serviço possibilita o pagamento de muitas contas, mas é mais indicado para aquelas que são fixas (mesmo que tenham valores variáveis). Coisas como fatura do cartão de crédito, conta de luz, água, telefone, internet, parcelas de impostos (como IPTU), mensalidades da escola, plano de saúde, cursos diversos e até condomínio, são alguns exemplos comuns.

Quem pode usar o débito automático?

Qualquer pessoa que disponha de conta em bancos pode acionar esse serviço, desde que a instituição conte com ele (a maioria tem). Assim, basta entrar em contato, por meio dos canais oficiais de comunicação, ou mesmo pelo internet banking, e solicitar esse método de pagamento.

É importante lembrar que o serviço é indicado para quem tem contas que devem ser quitadas mensalmente, como as citadas no tópico anterior. Para outras informações, entre em contato com a instituição onde você tem conta e tire suas dúvidas.

O conteúdo "Como funciona o débito automático?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Ofertas e Promoções de Pneus Aro 15, Onde Encontrar

Ofertas e Promoções de Pneus Aro 15, Onde Encontrar

Site KM de Vantagens Ipiranga, www.kmdevantagens.com.br

Site KM de Vantagens Ipiranga, www.kmdevantagens.com.br

Fatec: Novas Unidades

Fatec: Novas Unidades

Programa social Recomeço: entenda, saiba mais

Programa social Recomeço: entenda, saiba mais

Dieta do shake Herbalife

Dieta do shake Herbalife

Como Escolher Pneus Certo

Como Escolher Pneus Certo