INSS Irá Verificar em 2015 Quem Pode se Aposentar

A aposentadoria é o sonho de todo trabalhador brasileiro, afinal é para poder se aposentar e contar com uma renda que possa lhe dar…

Por Redacao em 30/09/2015

A aposentadoria é o sonho de todo trabalhador brasileiro, afinal é para poder se aposentar e contar com uma renda que possa lhe dar o sustento na velhice. No entanto, a aposentadoria é uma consequência de anos de trabalho e contribuição. Para que a aposentadoria seja um beneficio de todos os trabalhadores assegurados o INSS irá verificar em 2015 quem pode se aposentar depois das novas regras estabelecidas.

INSS Irá Verificar em 2015 Quem Pode se Aposentar (Foto: Divulgação)

INSS irá verificar em 2015 quem pode se aposentar

Depois da nova regra chamada – Regra 85/95 Progressiva o cálculo deverá ser feito de forma diferente e deverá levar em consideração dois fatores, são eles:  a idade e o tempo de contribuição do trabalhador assegurado. Só alcançando os pontos necessários será possível se aposentar e para isso o INSS irá verificar em 2015 quem pode se aposentar. Essa mudança foi feita de forma a fazer um ajuste nos pontos para quem deseja receber a aposentadoria conforme a expectativa de vida dos brasileiros.

O novo cálculo da aposentadoria muda para homens e mulheres (Foto: Divulgação)

Como será feito o cálculo da aposentadoria

Para poder se aposentar os trabalhadores brasileiros assegurados deverão fazer a soma da idade e do tempo de contribuição para fechar a media estipulada pelo governo. A soma dos pontos para as mulheres se aposentarem deverá ser de 85 anos e para os homens se aposentarem deverá ser de 95 anos.  A regra será usada para afastar o fator previdenciário em aposentadorias a partir de 2017 quando a soma para mulheres deverá ser de 86 para as mulheres e 96 para os homens e assim progressivamente aumentando até o ano de 2022 quando a soma para os homens deverá totalizar 100 anos e para as mulheres 90 anos.

O tempo de contribuição continua o mesmo para homens e mulheres (Foto: Divulgação)

Muda a idade da aposentadoria com a nova regra?

Não a idade para se aposentar continua a mesma, pois para ter direito a aposentadoria por tempo de contribuição as mulheres deverão contribuir por 30 anos e os homens 35. A nova regra é um cálculo que afasta o Fator Previdenciário da aposentadoria dando direito a aposentadoria integral aos trabalhadores que atingirem a soma determinada. O Fator Previdenciário só será aplicado em caso de aposentadoria antecipada pelo contribuinte.

O tempo de contribuição continua o mesmo para homens e mulheres (Foto: Divulgação)

Porque as regras mudaram?

As regras mudaram para que o país possa garantir uma aposentadoria sustentável de forma a equilibrar as contas no futuro, pois dessa forma os trabalhadores terão garantida sua aposentadoria, de seus filhos e netos, sem que ninguém seja prejudicado.

Top