quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023 - 08/02/2023 10:12:28
MundodasTribos

De que cor é o vestido azul ou branco? Entenda a ciência e a polêmica que ganhou visibilidade na internet. Por meio do Twitter o assunto ganhou força. Não está entendendo nada? Vamos explicar melhor o caso: Caitlin McNeill, uma escocesa de 21 anos, faz parte de uma banda de folk, publicou a foto de um vestido, que para alguns é branco com renda dourada e para outros é azul com renda escura.

Qual a cor do vestido ? (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Famosos que viraram memes: fotos

O que este artigo aborda:

De que cor é o vestido azul ou branco? Entenda a ciência e a polêmica

De que cor é o vestido azul ou branco? Entenda a ciência e a polêmica antes de opinar sobre o assunto nas redes sociais. O assunto está mexendo com a cabeça das pessoas e personalidades como Kim Kardashian e Justin Bieber entraram na onda e opinaram a respeito. Mas não de engane, pois essa não é somente mais uma polêmica boba que ganha espaço nas redes sociais, vai muito além disso.

Vestido virou piada (Foto: Divulgação)

Ilusão de luminosidade é o fenômeno que faz umas pessoas verem o vestido branco

Acredite se quiser, mas o vestido é azul e não branco. Porém, um fenômeno chamado de “ilusão de luminosidade” mostra como como os nossos olhos podem nos enganar. Essa ilusão ótica de que algo é mais claro do que de fato é o que está causando polêmica no caso desse vestido.

Vestido virou meme (Foto: Divulgação)

Veja mais informações sobre: Origens dos principais memes da internet: fotos

Evoluímos para ver tudo mais claro

Nós acabamos evoluindo para ter a visão na luz do dia mais apurada e nítida. Esse modo que vemos tudo mais claro mostra como tudo aparece mais claro para nós. No caso da foto do vestido o nosso olhar tenta compensar o viés cromático do eixo de luz do dia. O neurocientista Bevil Conway em entrevista à revista norte-americana de tecnologia “Wired” confirmou essa opinião e explicou que esse é um efeito causado pelo nosso cérebro.

Assunto mais falado no Twiter (Foto: Divulgação)

Não entendeu nada ainda? Calma, vamos explicar. Na prática, esse efeito visual acontece quando a iluminação em volta faz a parte do cérebro responsável por formatar a imagem entender uma determinada cor de jeitos diferentes, ou seja, com outro tom ou cor.

Brinque com a polêmica do vestido (Foto: Divulgação)

Como entender melhor esse fenômeno?

Se mesmo depois dessas explicações ainda não entendeu como um vestido azul pode parecer branco, tente pegar uma imagem sua e abrir em um editor de texto. Agora, mexa na luminosidade da imagem e veja como as cores vão mudando.

Polêmica vira meme na internet (Foto: Divulgação)

Isso é o que acontece com o nosso cérebro ao longo do dia, quando a luz do sol muda a cor das coisas de acordo com a sua intensidade, como por exemplo, o tom do céu. Por isso, o vestido azul e preto parece ser branco e dourado para muitos.

Ilusões que enganam nosso cérebro

Muitas imagens brincam o nosso cérebro o tempo todo, dando a impressão de movimento e mudança de cor. Veja a seguir algumas dessas imagens que não são o que parecem:

Rotação criada pelo cérebro (Foto: Divulgação)

– Rotação criada pelo cérebro

Um desenho chamado de cobras rotativas foi criado para homenagear o psicólogo Akiyoshi Kitaoka em 2012. A publicação foi feita no Jornal de Neurociência dos Estados Unidos. Ao olhar a imagem com certeza vai achar que tudo está girando, quando na verdade nada gira.

Ondas de mentira (Foto: Divulgação)

– Ondas de mentira

Essa é outra imagem que circula nas redes sociais enganando o seu cérebro. Graças as formas e cores ela cria a ilusão de movimento mesmo quando isso não existe. Para acabar com esse movimento foque em um ponto fixo.

As cores são iguais ou diferente (Foto: Divulgação)

– Quadrados de cores iguais ou diferentes?

O quadrado A e B da imagem da direita parece ter o mesmo tom de cor , mas na verdade são de cores diferentes, como a imagem da esquerda mostra. O nosso cérebro completa o quadrado com a cor do A automaticamente, contextualizando o desenho e as cores.

As linhas parecem tortas, mas não estão (Foto: Divulgação)

– Linhas tortas

Graças ao formato do quadrado nosso cérebro vê as linhas paralelas tortas, mas não são, pode medir com a régua.

Foque nos pontos pretos (Foto: Divulgação)

– Foque nos pontos pretos

A grelha cintilante de E. Lingelbach feita em 1994 torna impossível focar nos pontos pretos porque eles mudam de lugar. Isso porque nosso cérebro tende a preencher os espaços brancos com o que está em sua volta.

Bolas vermelhas (Foto: Divulgação)

– Bolas vermelhas

Uma bola vermelha parece maior que a outras, mas as duas são iguais no tamanho.

Qual linha tem continuidade ? (Foto: Divulgação)

– Linha que segue

Nessa imagem vemos a linha abaixo morrer no desenho quando tudo fica preto, mas na verdade ela está alinhada com a linha que atravessa o desenho.

Linhas verticais são iguais (Foto: Divulgação)

– Linhas verticais

As linhas verticais tem o mesmo tamanho? Sim, elas tem e não parecem ter.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Filmes que estreiam em setembro de 2014

Filmes que estreiam em setembro de 2014

Inscrição programa Casos de Família SBT

Inscrição programa Casos de Família SBT

Fotos Proibidonas do Carnaval 2008 (Cenas e Vídeos)

Fotos Proibidonas do Carnaval 2008 (Cenas e Vídeos)

Em “Fina Estampa”, Tereza Cristina tenta matar Marcela sufocada

Em “Fina Estampa”, Tereza Cristina tenta matar Marcela sufocada

Livros de ficção mais vendidos em 2011

Livros de ficção mais vendidos em 2011

Estátua dedicada a Steve Jobs

Estátua dedicada a Steve Jobs