De que cor é o vestido azul ou branco? Entenda a ciência e a polêmica que ganhou visibilidade na internet. Por meio do Twitter o assunto ganhou força. Não está entendendo nada? Vamos explicar melhor o caso: Caitlin McNeill, uma escocesa de 21 anos, faz parte de uma banda de folk, publicou a foto de um vestido, que para alguns é branco com renda dourada e para outros é azul com renda escura.

Qual a cor do vestido ? (Foto: Divulgação)
Leia mais informações sobre: Famosos que viraram memes: fotos
O que este artigo aborda:
- De que cor é o vestido azul ou branco? Entenda a ciência e a polêmica
- Ilusão de luminosidade é o fenômeno que faz umas pessoas verem o vestido branco
- Evoluímos para ver tudo mais claro
- Como entender melhor esse fenômeno?
- Ilusões que enganam nosso cérebro
De que cor é o vestido azul ou branco? Entenda a ciência e a polêmica
De que cor é o vestido azul ou branco? Entenda a ciência e a polêmica antes de opinar sobre o assunto nas redes sociais. O assunto está mexendo com a cabeça das pessoas e personalidades como Kim Kardashian e Justin Bieber entraram na onda e opinaram a respeito. Mas não de engane, pois essa não é somente mais uma polêmica boba que ganha espaço nas redes sociais, vai muito além disso.

Vestido virou piada (Foto: Divulgação)
Ilusão de luminosidade é o fenômeno que faz umas pessoas verem o vestido branco
Acredite se quiser, mas o vestido é azul e não branco. Porém, um fenômeno chamado de “ilusão de luminosidade” mostra como como os nossos olhos podem nos enganar. Essa ilusão ótica de que algo é mais claro do que de fato é o que está causando polêmica no caso desse vestido.

Vestido virou meme (Foto: Divulgação)
Veja mais informações sobre: Origens dos principais memes da internet: fotos
Evoluímos para ver tudo mais claro
Nós acabamos evoluindo para ter a visão na luz do dia mais apurada e nítida. Esse modo que vemos tudo mais claro mostra como tudo aparece mais claro para nós. No caso da foto do vestido o nosso olhar tenta compensar o viés cromático do eixo de luz do dia. O neurocientista Bevil Conway em entrevista à revista norte-americana de tecnologia “Wired” confirmou essa opinião e explicou que esse é um efeito causado pelo nosso cérebro.

Assunto mais falado no Twiter (Foto: Divulgação)
Não entendeu nada ainda? Calma, vamos explicar. Na prática, esse efeito visual acontece quando a iluminação em volta faz a parte do cérebro responsável por formatar a imagem entender uma determinada cor de jeitos diferentes, ou seja, com outro tom ou cor.

Brinque com a polêmica do vestido (Foto: Divulgação)
Como entender melhor esse fenômeno?
Se mesmo depois dessas explicações ainda não entendeu como um vestido azul pode parecer branco, tente pegar uma imagem sua e abrir em um editor de texto. Agora, mexa na luminosidade da imagem e veja como as cores vão mudando.

Polêmica vira meme na internet (Foto: Divulgação)
Isso é o que acontece com o nosso cérebro ao longo do dia, quando a luz do sol muda a cor das coisas de acordo com a sua intensidade, como por exemplo, o tom do céu. Por isso, o vestido azul e preto parece ser branco e dourado para muitos.
Ilusões que enganam nosso cérebro
Muitas imagens brincam o nosso cérebro o tempo todo, dando a impressão de movimento e mudança de cor. Veja a seguir algumas dessas imagens que não são o que parecem:

Rotação criada pelo cérebro (Foto: Divulgação)
– Rotação criada pelo cérebro
Um desenho chamado de cobras rotativas foi criado para homenagear o psicólogo Akiyoshi Kitaoka em 2012. A publicação foi feita no Jornal de Neurociência dos Estados Unidos. Ao olhar a imagem com certeza vai achar que tudo está girando, quando na verdade nada gira.

Ondas de mentira (Foto: Divulgação)
– Ondas de mentira
Essa é outra imagem que circula nas redes sociais enganando o seu cérebro. Graças as formas e cores ela cria a ilusão de movimento mesmo quando isso não existe. Para acabar com esse movimento foque em um ponto fixo.
As cores são iguais ou diferente (Foto: Divulgação)
– Quadrados de cores iguais ou diferentes?
O quadrado A e B da imagem da direita parece ter o mesmo tom de cor , mas na verdade são de cores diferentes, como a imagem da esquerda mostra. O nosso cérebro completa o quadrado com a cor do A automaticamente, contextualizando o desenho e as cores.

As linhas parecem tortas, mas não estão (Foto: Divulgação)
– Linhas tortas
Graças ao formato do quadrado nosso cérebro vê as linhas paralelas tortas, mas não são, pode medir com a régua.

Foque nos pontos pretos (Foto: Divulgação)
– Foque nos pontos pretos
A grelha cintilante de E. Lingelbach feita em 1994 torna impossível focar nos pontos pretos porque eles mudam de lugar. Isso porque nosso cérebro tende a preencher os espaços brancos com o que está em sua volta.

Bolas vermelhas (Foto: Divulgação)
– Bolas vermelhas
Uma bola vermelha parece maior que a outras, mas as duas são iguais no tamanho.

Qual linha tem continuidade ? (Foto: Divulgação)
– Linha que segue
Nessa imagem vemos a linha abaixo morrer no desenho quando tudo fica preto, mas na verdade ela está alinhada com a linha que atravessa o desenho.

Linhas verticais são iguais (Foto: Divulgação)
– Linhas verticais
As linhas verticais tem o mesmo tamanho? Sim, elas tem e não parecem ter.