De que cor é o vestido azul ou branco? Entenda a ciência e a polêmica

De que cor é o vestido azul ou branco? Entenda a ciência e a polêmica que ganhou visibilidade na internet. Por meio do Twitter…

De que cor é o vestido azul ou branco? Entenda a ciência e a polêmica que ganhou visibilidade na internet. Por meio do Twitter o assunto ganhou força. Não está entendendo nada? Vamos explicar melhor o caso: Caitlin McNeill, uma escocesa de 21 anos, faz parte de uma banda de folk, publicou a foto de um vestido, que para alguns é branco com renda dourada e para outros é azul com renda escura.

Qual a cor do vestido ? (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Famosos que viraram memes: fotos

De que cor é o vestido azul ou branco? Entenda a ciência e a polêmica

De que cor é o vestido azul ou branco? Entenda a ciência e a polêmica antes de opinar sobre o assunto nas redes sociais. O assunto está mexendo com a cabeça das pessoas e personalidades como Kim Kardashian e Justin Bieber entraram na onda e opinaram a respeito. Mas não de engane, pois essa não é somente mais uma polêmica boba que ganha espaço nas redes sociais, vai muito além disso.

Vestido virou piada (Foto: Divulgação)

Ilusão de luminosidade é o fenômeno que faz umas pessoas verem o vestido branco

Acredite se quiser, mas o vestido é azul e não branco. Porém, um fenômeno chamado de “ilusão de luminosidade” mostra como como os nossos olhos podem nos enganar. Essa ilusão ótica de que algo é mais claro do que de fato é o que está causando polêmica no caso desse vestido.

Vestido virou meme (Foto: Divulgação)

Veja mais informações sobre: Origens dos principais memes da internet: fotos

Leia Também:  Importância do trabalho: frases, mensagens

Evoluímos para ver tudo mais claro

Nós acabamos evoluindo para ter a visão na luz do dia mais apurada e nítida. Esse modo que vemos tudo mais claro mostra como tudo aparece mais claro para nós. No caso da foto do vestido o nosso olhar tenta compensar o viés cromático do eixo de luz do dia. O neurocientista Bevil Conway em entrevista à revista norte-americana de tecnologia “Wired” confirmou essa opinião e explicou que esse é um efeito causado pelo nosso cérebro.

Assunto mais falado no Twiter (Foto: Divulgação)

Não entendeu nada ainda? Calma, vamos explicar. Na prática, esse efeito visual acontece quando a iluminação em volta faz a parte do cérebro responsável por formatar a imagem entender uma determinada cor de jeitos diferentes, ou seja, com outro tom ou cor.

Brinque com a polêmica do vestido (Foto: Divulgação)

Como entender melhor esse fenômeno?

Se mesmo depois dessas explicações ainda não entendeu como um vestido azul pode parecer branco, tente pegar uma imagem sua e abrir em um editor de texto. Agora, mexa na luminosidade da imagem e veja como as cores vão mudando.

Polêmica vira meme na internet (Foto: Divulgação)

Isso é o que acontece com o nosso cérebro ao longo do dia, quando a luz do sol muda a cor das coisas de acordo com a sua intensidade, como por exemplo, o tom do céu. Por isso, o vestido azul e preto parece ser branco e dourado para muitos.

Ilusões que enganam nosso cérebro

Muitas imagens brincam o nosso cérebro o tempo todo, dando a impressão de movimento e mudança de cor. Veja a seguir algumas dessas imagens que não são o que parecem:

Rotação criada pelo cérebro (Foto: Divulgação)

– Rotação criada pelo cérebro

Leia Também:  Os países com mais bilionários em 2013

Um desenho chamado de cobras rotativas foi criado para homenagear o psicólogo Akiyoshi Kitaoka em 2012. A publicação foi feita no Jornal de Neurociência dos Estados Unidos. Ao olhar a imagem com certeza vai achar que tudo está girando, quando na verdade nada gira.

Ondas de mentira (Foto: Divulgação)

– Ondas de mentira

Essa é outra imagem que circula nas redes sociais enganando o seu cérebro. Graças as formas e cores ela cria a ilusão de movimento mesmo quando isso não existe. Para acabar com esse movimento foque em um ponto fixo.

As cores são iguais ou diferente (Foto: Divulgação)

– Quadrados de cores iguais ou diferentes?

O quadrado A e B da imagem da direita parece ter o mesmo tom de cor , mas na verdade são de cores diferentes, como a imagem da esquerda mostra. O nosso cérebro completa o quadrado com a cor do A automaticamente, contextualizando o desenho e as cores.

As linhas parecem tortas, mas não estão (Foto: Divulgação)

– Linhas tortas

Graças ao formato do quadrado nosso cérebro vê as linhas paralelas tortas, mas não são, pode medir com a régua.

Foque nos pontos pretos (Foto: Divulgação)

– Foque nos pontos pretos

A grelha cintilante de E. Lingelbach feita em 1994 torna impossível focar nos pontos pretos porque eles mudam de lugar. Isso porque nosso cérebro tende a preencher os espaços brancos com o que está em sua volta.

Bolas vermelhas (Foto: Divulgação)

– Bolas vermelhas

Uma bola vermelha parece maior que a outras, mas as duas são iguais no tamanho.

Qual linha tem continuidade ? (Foto: Divulgação)

– Linha que segue

Nessa imagem vemos a linha abaixo morrer no desenho quando tudo fica preto, mas na verdade ela está alinhada com a linha que atravessa o desenho.

Linhas verticais são iguais (Foto: Divulgação)

– Linhas verticais

As linhas verticais tem o mesmo tamanho? Sim, elas tem e não parecem ter.

Top