Cursos técnicos a distância UFPI 2013

PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições para o exame classificatório Rede e-TEC Brasil, do Ministério da Educação, através do qual serão oferecidas 1.840 vagas para cursos técnicos a distância, disponibilizados pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Os cursos oferecidos fazem parte da Rede e-TEC Brasil (Foto: Divulgação)

São diversas as opções de cursos a distância gratuitos oferecidos pela instituição, distribuídas por 14 polos de apoio presencial, abrangendo várias regiões do estado. As aulas serão coordenadas pelos Colégios Técnicos da UFPI.

Os cursos técnicos de nível médio na modalidade de educação a distância, oferecidos pela UFPI, têm uma carga horária presencial obrigatória de no mínimo 20%, cumprida através de encontros presenciais que ocorrem uma vez por semana, em datas previamente agendadas.

PUBLICIDADE

Pré-requisitos

As aulas são coordenadas pelos Colégios Técnicos da UFPI (Foto: Divulgação)

Os cursos técnicos a distância UFPI 2013 estão divididos em duas modalidades: concomitante ao ensino médio, para aqueles que tenham concluído o ensino fundamental e cursado o primeiro ano do ensino médio; e subsequente ao ensino médio, para quem já conclui o ensino médio.

Para esse processo seletivo, 80% das vagas são reservadas aos candidatos que cursaram, integralmente, o ensino fundamental e o ensino médio (ou que estejam cursando, dependendo da modalidade escolhida) em escolas da rede pública.

Ainda no caso dessas vagas reservadas, 50% do total de oportunidades serão destinadas aos estudantes oriundos de famílias com renda bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Inscrições e processo seletivo

O curso técnico de redes de computadores é uma das habilitações oferecidas (Foto: Divulgação)

As inscrições para os cursos técnicos a distância UFPI 2013 devem ser efetuadas até o dia 11 de outubro, exclusivamente pelo site www.ufpi.br/copese. A taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00, pode ser paga até o dia 14 do mesmo mês.

Os candidatos inscritos farão a prova objetiva no dia 17 de novembro, exame que será aplicado nas cidades de Teresina, Alto Longá, Nossa Senhora de Nazaré, Luís Correia, Floriano, Brasileira, Itaueira, São Francisco do Piauí, Conceição do Canindé, Santa Rosa, Guadalupe, Curimatã, Simplício Mendes, Manoel Emídio, Santa Luz e Bom Jesus.

As provas terão 40 questões de múltipla escolha, abrangendo conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa. Os resultados devem sair até o dia 29 de novembro e a matrícula em primeira chamada será realizada nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. A previsão de início das aulas é para o dia 7 de dezembro.

PUBLICIDADE

Polos presenciais e cursos oferecidos

Os polos presenciais estão distribuídos por 14 cidades do estado do Piauí (Foto: Divulgação)

Os polos presenciais dos cursos técnicos a distância oferecidos pela Universidade Federal do Piauí funcionam nas cidades de Alto Longá, Brasileira, Luís Correia, Nossa Senhora de Nazaré, Conceição do Canindé, Guadalupe, Itaueira, Santa Rosa, São Francisco do Piauí, Simplício Mendes, Curimatã, Manoel Emídio, Bom Jesus e Santa Luz.

Entre as opções de cursos há as habilitações de Técnico em Administração, Agente Comunitário de Saúde, Agropecuária, Enfermagem, Montagem e Suporte de Computadores e Redes de Computadores. Maiores detalhes podem ser obtidos no edital do processo seletivo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.