sábado, 4 de fevereiro de 2023 - 04/02/2023 21:45:53
MundodasTribos

Depois de muitos anos de discussão sobre o tema, transferência de faculdade particular para pública aqui no Brasil, agora é possível fazer essa transferência. No entanto, não parece tão animador assim, pois fica sendo uma injustiça com os estudantes que estudaram muito e se prepararam para ingressar em uma faculdade pública. No ano de 2015, tivemos, aqui no país, alguns casos que chegaram ir parar no Supremo Tribunal Federal, por causa de estar cometendo uma injustiça com as pessoas que tanto se dedicaram para ingressar no ensino público aqui no Brasil.

O que este artigo aborda:

Transferência de faculdade particular para uma pública

Se esse é o seu caso, de fazer uma transferência da universidade particular para a pública, então é importante que você possa ficar por dentro de todos os detalhes e para isso precisa ler todo nosso artigo.

Processo de seleção para fazer a transferência

No ano de 2014, foi demonstrado em uma ação judicial, um caso de estudante que cursava a Universidade no interior de Tocantins, que pediu a transferência para uma Universidade Federal no estado de Goiás, na cidade de Goiânia. Para fazer essa transferência de uma Universidade particular para uma Pública, seria necessário que o mesmo participasse de um processo seletivo.

Para saber como participar do processo de seleção o candidato interessado deverá obter maiores informações através da secretaria da escola particular onde está cursando, pegar todas as informações e depois se dirigir até a universidade pública, para onde quer fazer sua transferência. Esse processo é necessário, por que cada universidade tem seus critérios particulares, por isso a importância de se informar direto na universidade pública de seu interesse.

Análise da grade curricular

A análise é feita com o objetivo de saber se o aluno terá as matérias que já foram feitas em determinado período. O ideal é que o interessado procure saber o mais breve possível, quais os requisitos e procedimentos que são necessários para conseguir a vaga. Vale lembrar que as vagas são poucas, devido a grande demanda de estudantes nas universidades da rede pública de ensino. Quanto antes o aluno procurar fazer a transferência é melhor e mais garantido de conseguir a vaga.

Para agilizar o processo é importante que o aluno entre em contato com a secretaria da sua universidade e da universidade pública que pretende fazer sua transferência, pois sabendo o número de vagas disponíveis e de todos os requisitos que são necessários fica mais vantajoso se preparar para o processo seletivo e conseguir garantir uma das vagas disponíveis.

Estar preparado para o processo de seleção é fundamental, pois além de as vagas serem poucas o número de candidatos é muito maior. Só vai conseguir quem tiver a melhor nota.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

bety

Sou Bety Krause, Pedagoga formada em Licenciatura, adoro ler e escrever. Atuo como redatora e compartilho meus conhecimentos com o Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Bolsas de estudos na Nova Zelândia 2016

Bolsas de estudos na Nova Zelândia 2016

TRE-BA vagas para estágio 2016

TRE-BA vagas para estágio 2016

Cursos superiores SENAI-SP: inscrições abertas

Cursos superiores SENAI-SP: inscrições abertas

Prêmios Santander Universidades 2013: Inscrições abertas

Prêmios Santander Universidades 2013: Inscrições abertas

Pindamonhangaba cursos gratuitos 2016

Pindamonhangaba cursos gratuitos 2016

Curso Gratuito de DJ SENAC

Curso Gratuito de DJ SENAC