Bolsas de estudos na Alemanha 2012

PUBLICIDADE
Existem várias oportunidades de bolsas de estudo em universidades alemãs para 2012

As pessoas que têm o sonho de estudar no exterior não podem reclamar da falta de oferta de bolsas. Além de várias oportunidades para estudar nos Estados Unidos, há várias bolsas voltadas aos países europeus, como é o caso das bolsas de estudo na Alemanha 2012.

Há vários tipos de bolsas de estudo para o país, envolvendo cursos de graduação, pós-graduação e também para quem pretende se aprimorar no idioma e conhecer um pouco mais sobre a cultura alemã.

Intercâmbio de cientistas

Para quem possui Doutorado e publicações em nível internacional, e deseja realizar pesquisa em universidades e institutos de pesquisa da Alemanha, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está oferecendo auxílio para um período de estadia que pode durar de um a três meses.

PUBLICIDADE

Os candidatos selecionados terão direito às passagens aéreas e a uma ajuda de custo mensal no valor de 1.990 euros (R$ 4.790,00, pela cotação do dia 12 de abril de 2012). As inscrições devem ser feitas com pelo menos quatro meses de antecedência. Confira as informações no edital do programa.

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico é o responsável pela maioria das seleções dos estudantes

Programa de Pós-Graduação

No caso do Programa de Pós-Graduação em Temas com Relevância para Países em Desenvolvimento 2012-2014, os bolsistas poderão escolher entre 43 cursos de Mestrado nos quais serão oferecidas as bolsas de estudo. Elas contemplam cursos nas áreas de Gestão e Política Econômica, Engenharia e Ciências Próximas, Ciências Sociais, Saúde, Direito, Educação, Mídia, Planejamento Regional, Ciências Agrícolas, Florestais e Ambientais.

As aulas acontecem em várias universidades do país, como nas cidades de Berlim e Hannover. Até o dia 31 de julho, os candidatos podem se inscrever na sede do DAAD no Rio de Janeiro, mas existe a possibilidade de enviar a documentação diretamente para as universidades. Neste caso, o prazo vai até 14 de outubro.

Confira os pré-requisitos e as informações complementares no site http://rio.daad.de.

Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs

Em parceria com universidades alemãs selecionadas, o DAAD oferece aos estudantes de graduação brasileiros, de qualquer área, a oportunidade de participar de um curso de alemão com duração entre quatro a seis semanas, que vai acontecer nos meses de janeiro e fevereiro de 2013.

Intitulado “Hochshulwinterkurs”, o curso acontece nas universidades de Leipzig, Essen, Fraiburg e Düsseldorf, e os estudantes irão receber uma bolsa no valor de 2.625 euros (R$ 6.316,00, pela cotação de 12 de abril de 2012) e seguro saúde.

PUBLICIDADE

As inscrições serão recebidas até 11 de junho de 2012, e os interessados podem conferir maiores detalhes no edital do programa.

Estudantes de graduação e pós-graduação são o público-alvo das bolsas de estudo

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.