Cursos Na Área De Enfermagem 2011

Enfermagem é uma área repleta de possibilidades, onde os profissionais com boa formação podem ocupar boas vagas de emprego e desfrutar de sucesso na…

Por Isabella Moretti em 04/03/2011

Enfermagem é uma área repleta de possibilidades, onde os profissionais com boa formação podem ocupar boas vagas de emprego e desfrutar de sucesso na carreira. No entanto, para trabalhar no segmento de saúde é importante ter responsabilidade, compromisso e dominar os principais conhecimentos de enfermagem.

A graduação em enfermagem é um curso superior que dura em média quatro anos e prepara profissionais para trabalhar em clínicas, hospitais, ambulatórios, entre outros ambientes relacionados à saúde. No decorrer de sua formação o enfermeiro aprende como auxiliar o tratamento de diversas enfermidades e a contribuir com a recuperação de cada paciente.

Dominar os conhecimentos básicos de enfermagem não é tarefa simples, afinal, os universitários precisam se dedicar ao máximo aos estudos teóricos e atividades práticas. No conteúdo programático estão inclusas as principais disciplinas de ciências humanas, que envolvem pesquisas em laboratórios e até mesmo aulas práticas com cadáveres.

No curso superior de enfermagem os alunos estudam sobre anatomia, parasitologia, citologia, entre outras disciplinas biológicas. Na formação ainda são inclusas algumas matérias relacionadas à administração e sociologia. Para se tornarem legítimos enfermeiros, os universitários são obrigados a cumprir uma carga horária de estágio supervisionado por profissionais que já possuem experiência na área de saúde.

Tanto as instituições públicas como particulares promovem a graduação em enfermagem no Brasil, sendo que algumas se destacam pela qualidade do corpo docente, instalações e programas de pós na área de enfermagem. USP, UNESP, Unifesp, Estácio de Sá, UNIP, UFSC, UFRJ são algumas das instituições que se destacam com o curso.

 O curso técnico em enfermagem também é uma possibilidade de formação para quem deseja trabalhar na área de saúde. A ETEC do Centro Paula Souza em São Paulo promove a formação gratuita do técnico em enfermagem e contribui com o preparo de grandes profissionais para trabalhar em hospitais, postos de saúde, asilos, clinicas, entre outros ambientes. O ensino técnico valoriza o aprendizado pragmático e tem um formato mais sucinto do que a faculdade, com duração de um ano e meio.

As pessoas interessadas nos cursos na área de enfermagem 2011 em instituições públicas de ensino precisarão estudar bastante para vender a concorrência pelas vagas nas turmas. Em todo caso, vale a pena se dedicar para dar início a sua formação na área de saúde.

Top