Longevidade: O segredo dos japoneses

Os japoneses são conhecidos por sua enorme capacidade de inteligência e por ser um dos povos mais desenvolvidos do mundo. Suas características quanto à forma de se…

Por Redacao em 22/09/2011

Os japoneses são conhecidos por sua enorme capacidade de inteligência e por ser um dos povos mais desenvolvidos do mundo. Suas características quanto à forma de se viver também é algo que chama a atenção de muitas pessoas visto que muitos conseguem desfrutar de longos anos de vida até atingir à terceira idade e ainda em boa forma.

Em um país onde o desenvolvimento cresce constantemente, seria normal que o tempo de vida fosse de, pelo menos, 70 anos. No entanto, grande parte da população japonesa atinge até os 90 anos e com muita saúde. Mas, como explicar este fato? Porque os japoneses vivem tanto e tão bem?

Poderíamos dizer que a tecnologia os ajuda a manter uma boa saúde através de produtos que cuidam do organismo como vitaminas e suplementos alimentares. Ainda podemos afirmar que eles conhecem a forma correta para se viver bem. No entanto, essas respostas ainda não seriam as melhores alternativas. O que se percebe é que os japoneses adotaram atitudes de prevenção em sua própria cultura. Este é o segredo.

A atenção quanto às questões relacionadas à saúde emocional e física fazem parte da cultura japonesa. Os cuidados quanto à alimentação se constitui uma regra para todo japonês mesmo com todo o corre-corre que o desenvolvimento do país impõe a seus cidadãos.

A dieta japonesa é regrada à base do arroz, peixe, soja e algas os quais são alimentos que possuem um grande potencial para a longevidade e sustentabilidade, por longos anos. Vamos conhecer agora, a eficácia destes alimentos:

*O arroz é um tipo de alimento básico que fornece as calorias necessárias no dia-a-dia. Agora imagina só você consumir um belo prato de peixe?! Acreditamos que os dias de qualquer pessoa certamente serão mais prolongados por muitos anos.

*O consumo de peixes ou frutos do mar no Japão é um dos principais itens que fazem parte do cardápio. Por isso, os japoneses apresentam a melhor expectativa de vida do planeta. Consumir peixe é uma prática adotada há centenas de anos e passado de geração para geração.

*Os japoneses (em geral) evitam consumir calorias. Isso faz com que o consumo dos alimentos já citados ocorram em maior proporção e acrescidos ainda de verduras, legumes e outros cereais. Com isto, percebe-se que a dieta deles é fundamentada em termos como “ideal” e “cuidado” onde a alimentação deve ser sempre a ideal à base de alimentos naturais e com grande potencial de vitaminas e nutrientes. Desta forma, os cuidados com a vida se tornam algo fundamental para a longevidade japonesa.

Nós (cidadãos do ocidente) deveríamos aprender um pouco mais sobre a cultura japonesa. Se assim fizéssemos, certamente viveríamos muito melhor e com mais qualidade de vida.

Top