Curso para Salvar Vidas

Toda criança sonha em um dia ser bombeiro e virar uma espécie de herói que salva vidas. Claro que a maioria acaba em outro…

Toda criança sonha em um dia ser bombeiro e virar uma espécie de herói que salva vidas. Claro que a maioria acaba em outro caminho, mas a verdade é que a profissão realmente tem um perfil diferenciado, que a torna                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             nobre e corajosa. Riscos fatais como perigosos incêndios, explosões e grandes desabamentos são enfrentados diariamente para se salvar vidas. Além disso é um trabalho que exige muita disciplina e dedicação. Para aqueles que ainda pensam em seguir o sonho da infância existe a CPBBESP  em Osasco, que se trata de uma organização com inúmeros cursos para resgates e relacionados civis. Entre eles, existe o curso profissionalizante para Bombeiros Civis.

Com 26 anos de experiência, o curso oferece todo o conteúdo e prática necessários para a formação de bombeiros profissionais que agora atuam não só no Brasil mas também em outros países como Canadá, Japão, Estados Unidos e muito mais. Todos os instrutores são formados, com alguns ex-militares dentre eles. Além do eficaz ensino para ser Bombeiro Civil, o aluno também receberá aulas de APH/ Resgate para qualquer ocasião que possa ocorrer ao seu redor. No fim do curso, todo o aprendizado é testado de maneira prática, colocando a prova se o aluno tem o que é preciso para ser Bombeiro Civil e enfrentar uma situação real.  Para o já formado, o curso oferece Treinamento de Reciclagem.  A carga horária tem um total de 432 horas, com duração de um ano, dividido em duas fases: na primeira o aluno recebe o Certificado e a Funcional conforme a NBR 14.608 Bombeiro Profissional Civil. Já na segunda, ele tem estágios e matérias especiais para subir de nível no mercado de trabalho.

Alguns exemplos de conteúdos dados durante o curso:

  • Propagação do fogo
  • Classificação dos incêndios
  • Prevenção de incêndio em geral
  • Conhecimento dos extintores em geral
  • Como formar uma brigada de incêndio
  • Técnicas de combate ao incêndio
Leia Também:  Curso gratuito informática na terceira idade, Macaé 2012

Em relação ao Pronto Socorro temos os exemplos:

  • Análise primária
  • Análise secundária
  • Parada respiratória
  • Parada cardiopulmonar
  • Hemorragias
  • Transporte de vítimas

Além do conteúdo ensinados, há também abordagens sobre conhecimento sobre veículos aéreos e sua utilidades, que são estudados detalhadamente:

  • Conhecimento de aeronaves
  • Modelos de helipontos
  • Capacidade das aeronaves
  • Resgate de vítimas com helicópteros
  • Balizamento
  • Sistema Hidráulico

Incêndio sendo controlado por bombeiros profissionais

Exemplo de heliponto para transporte de vítimas.

Se você tem interesse em seguir uma carreira de honra como esta, vá para o CEPBESP.

Após formado, você estará habilitado para desenvolver funções diversas e de muitas responsabilidade, entre elas, pode-se citar:

–       Cooperar com a defesa civil, em casos em que o exército for mobilizado.

–       Fazer salvamentos e buscas em todo tipo de ambiente

–       Socorrer pessoas em risco de morte em inundações, catástrofes e desabamentos.

–       Educar a população, através de palestras em escolas, por exemplo, para conscientizá-la sobre a prevenção de incêndios.

–       Fiscalizar o cumprimento das leis que dizem respeito à prevenção contra incêndios em estabelecimentos comerciais e residenciais.

–       Orientar as pessoas sobre os riscos oferecidos por piscinas, balões, insetos, fogos de artifício e realizar perícias de incêndios.

O profissional bombeiro será tratado com respeito e aprenderá o que muitos apenas sonhavam em fazer um dia quando eram crianças. Vai conhecer tudo sobre disciplina e respeito pelo próximo. Pode ser difícil, mas nenhum Bombeiro Civil se arrepende de ser o que é após salvar vítimas.

Para mais informações visite o site do curso em CPBCESP Bombeiros.

 

 

Top