Curso de barista em Campinas

Você já deve ter visto, e até mesmo, sido servido por um barista sem ao menos se atentar ao profissional. Pode parecer fácil, mas a profissão exige capacitação e muitos lugares oferecem curso para esse profissional, que tem como função preparar cafés especiais, com misturas e técnicas que promovem um sabor que beira a perfeição.

Para ser um bom barista é necessário conhecer todas as fases do café, desde ao plantio até a colheita e o preparo para a comercialização do grão. Esses conhecimentos possibilitam que o profissional saiba exatamente como extrair o que o café tem de melhor. Além disso, o barista precisa saber as técnicas utilizadas na preparação da bebida e as combinações que realçam o sabor do café.

Outro conhecimento necessário para o profissional da área é o manuseio de máquinas de café expresso. Pode parecer que apenas lendo o manual os problemas estão resolvidos, porém não é bem assim. É necessário ter muita técnica para saber o ponto certo da bebida, mesmo quando preparada em máquinas de café.

Para ensinar tudo isso ao profissional que trabalha em padarias e cafés, é necessário aulas com especialistas. Em Campinas, interior de São Paulo, a Cafemaq oferece cursos mensais para interessados em seguir a profissão de barista. As aulas são destinas ao mês de dezembro ainda não tiveram as datas divulgadas, mas os estudantes podem acessar o portal http://www.cafemaq.com.br para ter informações da próxima turma. O valor do curso gira em torno de R$ 450,00 e cada turma tem apenas 15 alunos, para que o aprendizado seja eficiente.

Com a proximidade de São Paulo, e com a dificuldade de encontrar locais que forneçam cursos de barista em Campinas, algumas pessoas procuram instituições de ensino na capital paulista. O Senac da cidade é um dos locais que profissionalizam baristas.  Na instituição de ensino o aluno aprende a conhecer os diferentes aromas dos cafés, estuda técnicas de produção da bebida e técnicas necessárias para o atendimento dos clientes, entre outros ensinamentos necessários.

Para realizar o curso no Senac-SP é necessário ter no mínimo 18 anos de idade e tem que gostar de consumir café, pois em dados momentos do curso os alunos terão que experimentar as bebidas produzidas e todas são a base de café. A profissão é promissora e será bastante procurada durante a Copa do Mundo de 2014, mesmo em cidades como Campinas, que não serão sedes dos jogos do torneio, porém poderão receber seleções para treinos em estádios da cidade.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply