Cursos EAD: Cuidados ao escolher

A Educação à Distância (EAD) conquistou um mercado vasto, com muitas opções de cursos e instituições de ensino disponíveis. Em geral, a principal ferramenta…

A Educação à Distância (EAD) conquistou um mercado vasto, com muitas opções de cursos e instituições de ensino disponíveis. Em geral, a principal ferramenta é a internet, e depende do aluno ter uma boa conexão em casa, além de disciplina nos estudos para conseguir conciliar sua rotina com o ensino online. No entanto, antes de fechar um contrato para se fazer uma faculdade online ou até pós-graduação nesses moldes é bom ficar atento a alguns pontos.

Leia mais sobre: Cursos EAD gratuitos com certificado

Avalie se você consegue se dar bem com cursos à distância (Foto: Divulgação)

Você tem o perfil necessário para estudar à distância?

Antes de se propor a fazer uma faculdade à distância é preciso analisar o seu perfil para saber se vai dar certo essa experiência. Para estudar em casa é necessário ser disciplinado, se empenhar nas atividades, separar uma parte do dia só para o estudo e ter um local tranquilo onde possa fazer o curso. Se sua casa é uma verdadeira bagunça e em nenhum momento do dia você consegue ficar em paz para se concentrar na faculdade é melhor procurar um curso presencial. O mesmo vale para os desorganizados.

Nem sempre é vantajoso fazer a primeira graduação à distância

Quem não tem nenhuma formação talvez não seja bem visto no mercado de trabalho se não fizer um curso presencial. Por não haver um estudo que comprove a eficácia da graduação à distância em comparação com a presencial, muitas companhias preferem alunos que vão para um espaço físico longe de casa estudar. Pode parecer um preconceito bobo do mercado, mas avalie até que ponto você pode arriscar na hora de escolher entre uma graduação à distância ou presencial.

Leia Também:  Curso gratuito de informática, Pinheiral 2012

Saiba mais sobre: MEC cursos EAD gratuitos

Avalie com cuidado a faculdade antes de contratar seus serviços (Foto: Divulgação)

Avalie a faculdade antes de contratar os serviços

Depois de avaliar se de fato a Educação à Distância vai lhe ajudar, chegou a hora de prestar atenção em alguns pontos:

– Parte do curso é presencial?

É muito importante prestar atenção se parte do curso será presencial ou se você poderá cumprir todas as disciplinas à distância. Pois, nem sempre você tem disponibilidade de horário para ficar se deslocando até um espaço físico para ter aulas (o que te levou a escolher a EAD).

– Existem universidades públicas que oferecem o curso à distância que preciso?

Algumas pessoas não sabem, mas existem universidades públicas que oferecem cursos gratuitos à distância. USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) oferecerão em breve graduações à distância.

– Essa faculdade me oferece qualidade de ensino?

Para ser um bom profissional é preciso procurar uma faculdade de qualidade. Com a educação á distância não é diferente, por isso, pesquise junto ao Ministério da Educação a nota em avaliações da faculdade que você está pensando em aderir a EAD e pesquise opiniões na internet.

Top