Como Manter a Concentração nos Estudos

Estudos realizados afirmam que a capacidade de concentração está diretamente ligada à qualidade do sono. A definição de concentrar-se se dá pelo direcionamento de…

Estudos realizados afirmam que a capacidade de concentração está diretamente ligada à qualidade do sono. A definição de concentrar-se se dá pelo direcionamento de esforços mentais para uma determinada atividade, situação ou problema. A capacidade de concentração humana pode ser influenciada por diversos fatores, desde o modo como organizamos a informação até a forma como utilizamos nosso cérebro durante o processo.

A dificuldade de se concentrar pode gerar uma série de distúrbios de fundo emocional e muitos estudantes têm dificuldade de manter tal concentração quando estão estudando. Ser capaz de se concentrar é essencial para melhorar o desempenho em provas e concursos.

A seguir daremos dicas para você melhorar a sua concentração nos estudos.

Mantenha um padrão regular de sono.

Estude em ambientes mais calmos, livre de distrações e interrupções.

Crie metas sobre o que você quer resolver e em quanto tempo pretende realizar a tarefa,  isto vai melhorar a sua disciplina.

Procure descobrir qual o seu melhor horário de estudos.

Lembre-se de se programar a fazer somente o que tem condições de cumprir, para não gerar insatisfações, por isso comprometa-se com uma tarefa de cada vez.

Ao receber novas informações, procure se informar melhor sobre o assunto.
Busque fazer analogias sobre o que você está aprendendo com o seu dia a dia ou coisas que você já tem conhecimento, isto vai tornar o tema mais significativo.

Evite a ansiedade, ela incapacita a sua concentração.

Escolha uma forma de recompensa ao atingir seus objetivos, dê a si mesmo algo pelo esforço.

A pratica de atividade física é uma excelente ajuda para manter a concentração, clareia o cérebro e o corpo.

Observe se você não está cansado ou com fome quando estuda. Caso contrário, você não terá a energia que precisa se concentrar. Faça pausas quando você estiver cansado e procure se manter bem fisicamente.

Leia Também:  Melhores Músicas Para Aprender Espanhol

Relaxe e limpe a sua mente de pensamentos preocupantes. O equilíbrio mental é importante para a concentração, pois você pode se distrair com seus próprios pensamentos.

Quando estão na reta final para os vestibulares, os candidatos se concentram ainda mais nas provas e para não botar tudo a perder, é importante manter o ritmo de estudos, sem deixar de lado alguns momentos de lazer, além da boa alimentação e das horas de sono.

Segundo a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonatto, “É fundamental descansar, mas sempre vale lembrar que este é um ano de se focar nos estudos. Se não for um grande desgaste para o vestibulando, é bom estudar também no fim de semana, especialmente quando está mais perto das provas“. A presidente entende que a organização e o foco no objetivo são fundamentais durante toda a preparação.

Para Caio Sérgio Calçada, coordenador de cursinho do Objetivo, em São Paulo, “Revisar todas as disciplinas em todas as semanas, dando prioridade para solucionar as dúvidas naquelas em que se tem mais dificuldade é essencial para um bom rendimento”.

Seguinte este pensamento, sabemos que os últimos dias antes da prova não ideais para aprender novos conteúdos, porém é necessário que o estudante reveja o que já está na memória.

Por fim, fica o pensamento:

Estudar sem concentração é como tentar encher com água um balde furado. Não funciona“.

Top