Curiosidades sobre Roberto Bolaños, ator e criador de Chaves

O programa “Chaves”, que teve seu primeiro episódio gravado em 1971, no México, completou em 2012 mais de 40 anos de exibições ininterruptas na…

Por Élida Santos em 11/12/2012

O programa “Chaves”, que teve seu primeiro episódio gravado em 1971, no México, completou em 2012 mais de 40 anos de exibições ininterruptas na televisão latino-americana em 2012. No Brasil, o humorístico estreou em 1984 como um quadro do programa “Bozo”, do SBT. A boa receptividade junto ao público fez com que o programa mudasse para o horário nobre da emissora em 1988. Desde então, o seriado é um dos programas mais assistidos da televisão brasileira. Roberto Gómez Bolaños é o ator que interpreta Chaves e um dos criadores da história, sendo detentor dos direitos autorais da série.

Leia mais sobre: Biografia de Roberto Gómez Bolaños – Chaves

Roberto Bolaños está com 82 anos (Foto: Divulgação)

“Chaves” e “Quico” brigados

Algumas pessoas não sabem, mas os atores Carlos Villagrán e Roberto Bolaños, respectivamente, Quico e Chaves, tiveram uma briga feia e ficaram sem se falar durante muito tempo. Algumas pessoas afirmam que é por causa de Florinda Meza, a atriz que interpreta Dona Florinda que seria namorada de Villagrán, mas se apaixonou por Bolaños, e com quem vive desde 1978. Porém, os atores afirmam que as diferenças entre eles foram motivadas por causa de personagens.

Roberto Bolaños e Maria Antonieta de Las Nieves se enfrentaram nos tribunais

A “Chiquinha” e o “Chaves” foram parar nos tribunais. A briga pelo direito autoral de alguns personagens da série levaram Roberto Bolaños a mover processos ou a ser intimado.  Maria Antonieta de Las Nieves (Chiquinha) registrou a personagem depois de perceber que Bolaños não havia renovado o registro. Os dois se enfrentaram em batalhas judiciais, nas quais Maria Antonieta adquiriu direitos totais sobre sua personagem. É por este motivo que Chiquinha não participa do desenho “Chaves”, lançado em 2006.

Saiba mais sobre: O Ator De Chaves Possui 2 Milhões De Seguidores No Twitter

O ator que deu vida a Chaves colhe frutos desse seu trabalho até hoje (Foto: Divulgação)

Museu em homenagem a Roberto Bolaños

A última curiosidade sobre Roberto Bolaños noticiada é um possível museu. A partir de 2013, o México terá um espaço em homenagem ao comediante que deu vida a “Chaves”. Segundo o diretor do grupo Chespirito, companhia promotora dos produtos vinculados à imagem do ator, Luis Arnau, o museu será construído na capital mexicana e terá uma réplica do cenário da série “Chaves”.

O local contará também com um dos barris originais usado pelo protagonista da série como casa, o figurino dos atores (também os utilizados nas gravações), além de fotografias e outros objetos do programa mexicano. De acordo com Arnau, o acesso ao público será gratuito e os visitantes poderão conhecer os apartamentos do personagem Seu Madruga e de Quico e dona Florinda. “Roberto Gómez não queria o museu, pois não acredita que alguém verá sua obra. Nós, no entanto, dissemos para ele que será o contrário”, afirmou Arnau.


Top