13 de julho: Dia Mundial do Rock

No dia 13 de julho comemora-se o Dia Mundial do Rock. Esta data tem como objetivo celebrar a existência de um dos gêneros musicais…

Os Rolling Stones estão celebrando 50 anos de história neste ano de 2012. (Foto:Divulgação)

No dia 13 de julho comemora-se o Dia Mundial do Rock. Esta data tem como objetivo celebrar a existência de um dos gêneros musicais mais marcantes de todos os tempos. Em vários lugares do mundo acontecem eventos para prestigiar o dia, sendo que nas comemorações não faltam bandas de Rock n’ Roll fazendo muito barulho.

O Rock surgiu nos anos 40 nos Estados Unidos, sofrendo influências de outros estilos musicais, mas sem deixar de construir a sua identidade própria. Na década seguinte, ele ganhou muitos adeptos e se espalhou pelo resto do mundo. Um dos primeiros e grandes ídolos do gênero musical foi Elvis Presley, que recebeu o apelido de Rei do Rock.

Não é de hoje que o som da guitarra estridente faz sucesso entre as pessoas, afinal, o Rock construiu uma brilhante história com o passar das décadas. Graças à paixão e a dedicação a este gênero musical, muitas bandas alcançaram o auge da fama e se tornaram clássicas, ou seja, inesquecíveis para os fãs de Rock in Roll.

O Rock in Roll não é apenas um tipo de música, mas sim um estilo de vida. Embora ele seja constantemente associado aos conceitos de liberdade e rebeldia, ele adquire várias faces através das suas vertentes. Hoje, jovens e adultos apreciam os repertórios de bandas de Punk, Folk Rock, Rock Progressivo, Rock Alternativo, Metal, Heavy Metal, Grunge, Hard Rock, Indie, entre muitas outras vertentes.

Veja também: Bandas de Rock Famosas Formadas por Mulheres

A Origem do Dia do Rock

Freddie Mercury esteve com o Queen no Live Aid 1985. (Foto:Divulgação)

O dia 13 de julho foi escolhido como o Dia Mundial do Rock devido ao Live Aid, evento que aconteceu nesta mesma data, só que em 1985. Foi um grande show simultâneo realizado na Inglaterra, Filadélfia e nos Estados Unidos. O acontecimento, que reuniu vários astros do Rock, tinha como meta acabar com a fome na Etiópia.

Leia Também:  Dicas de presentes baratos para amigo secreto

Descubra por qual motivo se comemora o dia mundia do Rock em 13 de julho.

O Live Aid contou com a participação de The Who, Led Zeppelin, Madonna, Queen, David Bowie, Mick Jagger, Scorpions, U2, Paul McCartney, Eric Clapton, Black Sabbath e muitos outros nomes do Rock. O encontro dos artistas em prol de um ideal e a transmissão do evento para vários países foram dois fatos decisivos para transformar o dia 13 de julho no Dia Mundial do Rock.

Celebre o dia do rock relembrando as Bandas de Rock Anos 80.

Curiosidades sobre o Rock in Roll

Elvis, o Rei do Rock, tem o maior número de fãs-clubes do mundo. (Foto:Divulgação)

– The Wall (1979), do Pink Floyd, e Led Zeppelin IV (1971), do Led Zeppelin são considerados os discos de Rock mais vendidos, ambos com 40 milhões de cópias.

Rolling Stones é a banda de Rock que está há mais tempo na estrada e neste ano de 2012 os integrantes comemoram o 50º aniversário do grupo.

– Ao pé da letra, a expressão Rock in Roll significa “balançar e rolar”.

Elvis Presley é o cantor de Rock com o maior número de fãs-clubes (pelo menos 613 espalhados pelo mundo).

– O álbum com o título mais comprido é o “My people were fair and had sky in their hair, but now they’re content to wear stars on their brows”, que marcou a estreia da banda Tyranossaurus Rex.

– O Rod Stewart, show que aconteceu na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na passagem de 1994 para 1995, entrou para o Guinness Book como o maior concerto de rock gratuito de todos os tempos, pois reuniu 3,5 milhões de pessoas.

Leia Também:  Framboesa de Ouro 2014: lista de vencedores

– Os Beatles venderam quase 2 bilhões de discos e fitas até hoje.

– Brian Jones, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison e Kurt Cobain foram os astros do Rock que coincidentemente morreram com 27 anos.

 

Top