sexta-feira, 12 de agosto de 2022 - 12/08/2022 06:49:12
MundodasTribos

O Chaves é um dos principais personagens criados por Bolaños

Certamente você já escutou frases como “Não contavam com a minha astúcia!”, “Foi sem querer querendo”, “Isso, isso, isso…”, “Era exatamente o que eu ia dizer” e “Meus movimentos são friamente calculados”. Essas e tantas outras frases, que fazem a alegria tanto de crianças quanto de adultos, foram criadas por Roberto Gómez Bolaños, o intérprete dos famosos personagens Chaves e Chapolin Colorado.

Roberto Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929, e desde então sua vida esteve quase que sempre ligada ao mundo artístico, já que o seu pai era ilustrador de jornais e pintor. Apesar disso, Bolaños resolveu estudar e se formar em Engenharia Elétrica, porém, não chegou a exercer esta profissão.

O que este artigo aborda:

O início no mundo artístico

Ele começou como redator publicitário e depois passou a ser roteirista, atuando logo a seguir como ator

Aos 22 anos, Bolaños conseguiu emprego em uma agência mexicana, para trabalhar como redator publicitário, e daí para a carreira de roteirista de TV, rádio e cinema, foi um pulo. Entre o final da década de 1950 e a primeira metade dos anos 60, ele se destacou bastante como roteirista de dois programas de sucesso na televisão mexicana, que foram “Cómicos y Canciones” e “El estudio de Pedro Vargas”, conquistando o primeiro lugar de audiência.

Foi nessa mesma época que ele ganhou o apelido “Chespirito”, dado pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que comparava os textos de Bolaños aos de Shakespeare (daí vem o apelido, que era a forma diminutiva de Shakespeare em espanhol).

Contratado por um canal de TV mexicano em 1968, Bolaños participava de um programa semanal de 30 minutos, e o sucesso foi tanto que a série ganhou mais meia-hora de duração e passou a se chamar Chespirito. Nascia ali a carreira de ator para ele, que começou a introduzir na série alguns dos seus personagens que se tornariam muito famosos a seguir.

Chapolin Colorado e Chaves

Chapolin Colorado

No início dos anos 70, o personagem Chapolin Colorado, uma espécie de anti-herói, surgiu no programa. Logo a seguir, apareceu o Chaves, um garoto pobre e órfão, de 8 anos de idade, que morava em uma vila. O sucesso veio rápido e poucos anos depois, os programas do Chaves e do Chapolin já eram exibidos em vários países latinos.

No Brasil, eles estão no ar desde o ano de 1984, exibidos pelo SBT, que recentemente recuperou alguns episódios perdidos.

Outras atividades

A turma do Chaves fora das telas

Além de atuar nas séries televisivas, Roberto Bolaños produziu, escreveu, dirigiu e atuou em cinco filmes, escreveu peças teatrais, telenovelas e também atuou como compositor. Quase todas aquelas músicas cantadas nos episódios de Chaves e Chapolin, foram compostas por ele.

Vida pessoal

Florinda Meza é a atual esposa de Roberto Bolaños

Roberto Bolaños é atualmente casado com Florinda Meza, atriz que interpretou a “Dona Florinda” e a “Pópis”, do seriado Chaves, além de diversas personagens femininas nos programas produzidos pelo marido. Eles se casaram em 2004, e vivem na Cidade do México.

Com a nova esposa, Bolaños não tem filhos, mas em seu casamento anterior foram gerados seis filhos.

O conteúdo "Biografia de Roberto Gómez Bolaños – Chaves" foi feito por Andre e distribuído por MundodasTribos na categoria Celebridades em .

1

Pode ser do seu interesse

Fotos do Casamento de Alexandre Pires e Sara Lemos

Fotos do Casamento de Alexandre Pires e Sara Lemos

Vestido de noiva de Luana Piovani fotos

Vestido de noiva de Luana Piovani fotos

Guy Ritchie diz que seu casamento com Madonna foi uma novela

Guy Ritchie diz que seu casamento com Madonna foi uma novela

Novo visual de Leandra Leal

Novo visual de Leandra Leal

Daniel Alves come banana jogada por racistas

Daniel Alves come banana jogada por racistas

Sophia Abrahão deixa hospital após acidente

Sophia Abrahão deixa hospital após acidente