Curiosidades sobre Nelson Mandela

Na última quarta-feira, Nelson Mandela, um dos homens mais importantes do mundo, comemorou seu aniversário de 94 anos. Ao longo dos anos, Nelson teve…

Por Editorial MDT em 21/07/2012

Nelson Mandela. (Foto: Divulgação)

Na última quarta-feira, Nelson Mandela, um dos homens mais importantes do mundo, comemorou seu aniversário de 94 anos. Ao longo dos anos, Nelson teve sua vida marcada por conflitos e muita luta por igualdade, que resultou na libertação da África do Sul. Saiba um pouco mais sobre a vida de Nelson Mandela, um dos maiores estadistas de todos os tempos:

O verdadeiro nome do líder Nelson Mandela é Rolihlahla, que, no idioma da tribo dos tembus, onde viveu por muito tempo, significa ‘puxar um galho de uma árvore’, algo como ‘encrenqueiro’. O nome Nelson surgiu quando ele tinha apenas sete anos, e havia começado a estudar em uma escola metodista, e foi dado por uma professora branca.

Nelson é o filho mais novo de Henry Mandela, que era chefe da tribo dos tembus, e sua mãe é Nosekeni Fanny, que na verdade era a terceira das quatro esposas que Henry possuía. Nelson é o único sobrevivente da família.

Atualmente, Nelson conta com títulos honoris (títulos de honra)de mais de 50 universidades diferentes, de diversas partes do mundo.

Nelson nasceu em Qunu, um pequeno vilarejo, e foi o primeiro membro de sua família a frequentar a escola.

Curiosidades sobre Nelson Mandela.(Foto: Divulgação)

Veja também: Famosos que morreram de overdose

A maior luta da vida de Mandela foi contra o Apartheid, um antigo regime que proibia negros, mestiços e indianos de exercer qualquer tipo de direito político, social e econômico.

No ano de 1993, Nelson e Frederik Willem de Klerk, último presidente do Apartheid, receberam o famoso Prêmio Nobel da Paz por todos os esforços que fizeram em busca do fim da segregação racial da África do Sul.

O admirado líder político foi uma das chaves essenciais para assegurar a Copa de 2010 na África do Sul. O evento de nome mundial, ajudou a divulgar a história do local e a levar mais turistas para a África.

Mandela permaneceu preso durante 26 anos, sob acusação de viagens ilegais e incentivos a greves, além de ter sido condenado a prisão perpétua por planejar ações armadas, sabotar e conspirar com outros países para invadir a África do Sul.

Nelson Mandela já ganhou o Nobel da Paz.(Foto: Divulgação)

Enquanto estava preso, o governo da África ofereceu a Mandela a chance de ter a liberdade condicional, mas em troca, ele deveria para com os incentivos à luta armada pelo Apartheid. Fiel a seus objetivos, ele recusou a oferta e seguiu preso.

Nelson Mandela é um dos homens que mais lutou pela melhora de vida, e contra a AIDS, a pobreza, a fome e os direitos humanos na África do Sul.

Ainda quando estava no primeiro ano do curso de Direito, Nelson começou a se envolver em causas de oposição ao regime do Apartheid.

Leia também: Filmes da Disney que estão voltando aos cinemas em 3D

 

Top