Cupcakes: como decorar

O cupcake é um bolinho confeitado artesanalmente que foi criado na Inglaterra e reinventado pela cozinha dos Estados Unidos. Depois de fazer grande sucesso…

Por Isabella Moretti em 10/12/2012

O cupcake é um bolinho confeitado artesanalmente que foi criado na Inglaterra e reinventado pela cozinha dos Estados Unidos. Depois de fazer grande sucesso entre os norte-americanos, o minibolo passou a ser preparado em todos os cantos do mundo. No Brasil, o doce se tornou uma verdadeira febre, ganhando características próprias na forma de decorar, no preparo da massa e também no recheio.

Cupcakes decorados com pedaços de frutas. (Foto:Divulgação)

Cupcakes: bonitos e apetitosos

O minibolinho na verdade começou a se tornar popular graças à série ‘Sex and the City’. A personagem interpretada por Sarah Jessica Parker ia a uma loja em Nova York apenas para saborear os deliciosos e bonitos cupcakes.

Muitas pessoas costumam confundir o cupcake com o muffin, porém os dois são iguarias diferentes. Embora as receitas sejam invenções, o bolinho cupcake tem uma massa mais leve e macia, além do que também apresenta uma decoração mais trabalhada.

O cupcake já se transformou em uma inspiração para fazer negócios. Muitas pessoas aprendem as técnicas de confeitaria e depois aceitam encomendas. Estes bolinhos individuais garantem a alegria dos convidados nas festas, seja de casamento, de aniversário, de chá de bebê, de chá de panela ou de formatura.

Saiba mais: Receita de Cupcakes

Dicas para decorar cupcakes

Cupcakes confeitados com capricho. (Foto:Divulgação)

Existem várias formas de decorar cupcakes, mas é importante aliar o bom gosto à criatividade para fazer um acabamento bonito para o doce. Veja a seguir algumas dicas para decorar cupcakes, que podem ser úteis para os iniciantes na ‘arte’ de fazer bolinhos.

– Um cupcake elegante e saboroso pode ser decorado com buttercream de baunilha ou chocolate. Depois, o acabamento deve ser finalizado com confeitos coloridos.

– É possível criar desenhos no cupcake sem usar pasta americana. Exemplo: após cobrir o bolinho com um creme, coloque duas bolachas com recheio (estilo Negresco) e acrescente duas bolinhas de chocolate. Finalize usando um confete laranja. Esta composição permite formar o rostinho de uma coruja.

– Um cupcake mais simples pode ser decorado com creme e pedacinhos de frutas.

– Para deixar o cupcake mais divertido, mude a cor da massa do bolinho usando um corante alimentar.

– Um cupcake simples e sofisticado pode ser preparado com cobertura de marshmallow e pérolas de açúcar.

– O uso de glacê real e açúcar colorido também é uma opção interessante para decorar os bolinhos.

Para detalhes mais consistentes, use pasta americana. (Foto:Divulgação)

– Para fazer detalhes mais precisos e consistentes, use a pasta americana. Esta massa permite preparar bolinhos delicados, atraentes e de dar água na boca.

Veja também: Cupcakes para casamento: saiba como preparar e decorar

Top