Cuidados que você deve ter em salões de beleza

Confira os cuidados que você deve ter em salões de beleza. As precauções devem ser adotadas na hora de fazer as unhas, a maquiagem,…

Por Isabella Moretti em 18/07/2016

Confira os cuidados que você deve ter em salões de beleza. As precauções devem ser adotadas na hora de fazer as unhas, a maquiagem, o cabelo ou uma depilação. Caso contrário, há o risco de transmissão de vírus e bactérias.

Quem frequenta salões de beleza precisa tomar alguns cuidados. (Foto Ilustrativa)

Quem frequenta salões de beleza precisa tomar alguns cuidados. (Foto Ilustrativa)

As mulheres vaidosas possuem o costume de frequentar o salão de beleza, seja para cortar o cabelo, tingir as madeixas, fazer as sobrancelhas ou pintar as unhas. Elas precisam, no entanto, ficar atentas às condições de higiene do estabelecimento, principalmente para não contrair doenças.

Cuidados necessários no salão de beleza

Se você tem o costume de frequentar salões de beleza, então saiba que é preciso tomar alguns cuidados para não colocar a saúde em risco. Veja a seguir algumas dicas que precisam ser levadas a sério:

Esterilização

Verifique se o salão de beleza se preocupa com a esterilização dos objetos metálicos, como é o caso do alicate de unha. O estabelecimento deve ter compartimentos apropriados para esterilizar, que também são conhecidos como autoclaves.

O estabelecimento deve esterilizar os (Foto Ilustrativa)

O estabelecimento deve esterilizar os objetos metálicos. (Foto Ilustrativa)

Somente esterilizando os instrumentos é possível evitar a transmissão de bactérias e vírus, responsáveis por doenças como Hepatite B, Hepatite C e micoses.

Instrumentos descartáveis

Verifique se o salão de beleza trabalha com instrumentos descartáveis, ou seja, que são usados uma única vez e depois colocados no lixo. De acordo com a ANVISA, todos os itens de madeira, como lixa e palitos, devem ser descartados após o uso.

O próprio kit

Para não colocar a saúde e o bem-estar em risco, a cliente do salão de beleza deve ter o seu próprio kit para fazer as unhas. Essa necessarie deve conter lixas, alicates e espátulas.

Atenção aos produtos de maquiagem

Quem tem o costume de fazer maquiagem no salão de beleza deve observar se os pincéis estão bem higienizados, caso contrário, há fortes chances da pele apresentar reações alérgicas. Também é válido verificar se os produtos estão dentro do prazo de validade.

Os produtos de maquiagem também merecem atenção. (Foto Ilustrativa)

Os produtos de maquiagem também merecem atenção. (Foto Ilustrativa)

Higiene dos pentes, escovas e toalhas

Um bom salão de beleza se preocupa com a higienização dos pentes, das escovas e das toalhas É importante remover os fios presos e, posteriormente, lavar com água e sabão. Para remover os resíduos completamente, vale a pena usar uma solução de hipoclorito de sódio de 1%.

Quando o salão de preocupa com a limpeza, a cliente não sofre com riscos de caspas, pediculose e doenças do couro cabeludo.

Descarte da pinça

Após depilar as sobrancelhas e os pelos do rosto, veja se a esteticista joga fora a pinça utilizada. É muito importante que esse descarte aconteça.

E aí? Gostou das dicas e cuidados para ter no salão de beleza? Deixe um comentário.

 

Top