Cuidados necessários nos salões de beleza

A maioria das mulheres e também homens frequentam os salões de beleza. Porém, é preciso ficar atentos para a higiene do local, pois esses…

Por Editorial MDT em 20/12/2012

A maioria das mulheres e também homens frequentam os salões de beleza. Porém, é preciso ficar atentos para a higiene do local, pois esses ambientes devem seguir um padrão de limpeza e esterilização de materiais para evitar problemas de saúde dos clientes e também dos profissionais que trabalham na área. Pensando nisso, selecionamos os cuidados necessários nos salões de beleza. Confira.

É preciso ter cuidados ao ir aos salões de beleza. (Foto: divulgação)

Higiene nos salões de beleza

O verão e as festas de final de ano estão chegando, o que gera um aumento muito grande do fluxo de clientes nos salões de beleza. Nesse período, é preciso ter cuidados redobrados com a higiene do estabelecimento, que deve seguir algumas regras, que na maioria das vezes não são respeitadas.

Segundo a Dra. Ana Célia Xavier (dermatologista do Hospital São Camilo-SP), em todos os salões de beleza deve existir a preocupação com a saúde dos clientes e também dos funcionários, sendo um local claro e muito bem iluminado, com piso de fácil limpeza, ventilação ideal e uso de luvas descartáveis em todos os procedimentos.  Sendo assim, é preciso ter alguns cuidados com salões de beleza não apenas nesse período do ano, mas durante todo o ano.

O uso de luvas e materiais esterilizados é essencial nos salões de beleza. (Foto: divulgação)

Veja também higienizador de escova para cabelos 

Dicas de cuidados necessários nos salões de beleza

1. Materiais inox e lixas de unha: os alicates e demais materiais de aço devem ser lavados com água corrente, escova e sabão neutro. Em seguida devem ser embalados e colocados na autoclave para esterilização. Após o processo de esterilização os objetos podem ser guardados em ambiente propício por até uma semana. Esse é único procedimento que elimina as bactérias e outros micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde, portanto, deve ser feito após cada uso. As lixas devem ser descartáveis, sendo assim devem ser jogadas fora após o uso individual.

2. Maquiagem: a maquiadora deve estar atenta para o prazo de validade e local de armazenamento dos produtos, que deve ser seco ao abrigo do sol. O uso de pinceis é essencial para evitar o contato direto dos produtos com a cliente, portanto utilize pincéis para passar o batom. Além disso, os pincéis devem ser lavados com água e sabão neutro após o uso. O mais indicado é que cada cliente leve sua própria maquiagem.

3. Pentes e escovas de cabelo: após o uso das escovas e pentes de cabelo, o profissional deve remover todos os fios presos e em seguida lavar a escova com água, sabão e hipoclorito de sódio a 1%, deixando de molho por 30 minutos. Se não for removida a sujeira vai se acumulando e com o tempo criando ambiente ideal para proliferação de microorganismos causadores de caspa e outros problemas no couro cabeludo.

4. Cera de depilação: a cera nunca deve ser reutilizada. Além de falta de higiene, os fungos estão presentes em toda a parte do corpo, por isso é preciso ter cuidados redobrados. A cera caseira deve ser manuseada com espátulas descartáveis e em temperatura ideal, para evitar irritações e descamação da pele, além da contaminação com microorganismos.

5. Toalhas: as toalhas devem ser usadas individualmente. Elas devem ser lavadas com água e sabão com direito a 30 minutos de molho em solução de hipoclorito de sódio a 1%. Após esse procedimento, eles devem ser secados ao sol, passadas e guardadas separadamente em saco plástico.

A cera jamais deve ser reutilizada e deve ser aplicada com espatula descartável. (Foto: divulgação)

Veja também unhas dos pés, dicas para fazer em casa 

Os salões de beleza exigem cuidados específicos de higiene para garantir a saúde dos clientes e também dos funcionários. Os materiais de inox devem ser esterilizados em autoclaves, as lixas jogadas após o uso, pentes e escovas lavados, ceras não devem ser reutilizadas e as toalhas devem ser de uso individual. Esses cuidados são indispensáveis em todos os salões, além disso, a limpeza do ambiente deve ser feita constantemente com água e sabão, finalizando com álcool 70. Aposte nas dicas e tenha um salão limpo e saudável.

Top