Cuidados com os aplicativos no celular

Com o mundo cada vez mais virtual, é comum ter diversos aplicativos nos celulares que são adquiridos para tornar o equipamento ainda mais potente.…

Os aplicativos nos celulares podem representar perigo (Foto: Divulgação)

Com o mundo cada vez mais virtual, é comum ter diversos aplicativos nos celulares que são adquiridos para tornar o equipamento ainda mais potente. Porém, alguns desses dispositivos não são tão seguros quanto parecem. Mais da metade dos aplicativos do Iphone e Android deixam vazar informações de seus usuários. Por isso, além de fazer uma ampla pesquisa antes de baixar qualquer item no seu celular, tome alguns cuidados.

Ativar o acesso ao dispositivo por meio de senha, como o PIN, é uma das forma de se proteger. Em alguns casos também é possível criar uma senha de desbloqueio, dessa forma se você perder o celular ninguém que não tenha essa chave de segurança não conseguirá ver seus dados.

Baixe arquivos somente de sites confiáveis (Foto: Divulgação)

Com o intuito de não perder informações importantes, como agenda, vídeos, fotos e até documentos que estão armazenados no aparelho, faça cópias de segurança. Se o seu equipamento for infectado por um vírus ou até mesmo se for furtado ou perdido, você não ficará sem os dados que nele estavam.

Para não se expor, ative as conexões por infravermelho, bluetooth e Wi-Fi somente quando for utilizá-las. Dessa maneira esses itens não se tornam porta de acesso para criminosos. Se o seu celular permitir, coloque senha para acionar esses dispositivos. Certifique-se que o celular com quem irá se conectar via infravermelho ou Bluetooth não apresenta riscos.

Coloque senha de acesso para no dispositivo (Foto: Divulgação)

Os cartões de memória também podem apresentar riscos se estiverem infectados com arquivos que portam códigos maliciosos. Outro problema comum é baixar vírus de sites de downloads. Prefira fazer esse tipo de procedimento de portais eletrônicos confiáveis, diretamente vinculados ao fabricante de seu celular.

Leia Também:  Aplicativo para falar de graça no celular

Instalar um software antivírus, também é uma boa medida preventiva contra aplicativos infestados. Seja cuidadoso e não acesse links que você recebeu por SMS, ou programas maliciosos. Para evitar exposição de informações indesejadas, não tenha vídeos, fotos ou qualquer outro arquivo em seu aparelho que comprometa sua integridade física e moral. Pois em caso de dados seus serem violados por dispositivos, informações confidenciais não sejam acessadas. A cautela seve estar sempre a seu favor.

Top