Como lavar roupas delicadas

As roupas delicadas exigem uma lavagem mais cuidadosa, uma vez que por serem fabricadas em um tecido mais sensível são mais sujeitas a ficarem…

As roupas delicadas exigem uma lavagem mais cuidadosa, uma vez que por serem fabricadas em um tecido mais sensível são mais sujeitas a ficarem danificadas ou manchadas em contato com certos produtos de limpeza ou mesmo outras roupas. Confira algumas dicas de como lavar esse tipo de roupa e conservá-las bem por mais tempo.

Dilua os produtos de limpeza antes de lavar (Foto: divulgação)

Roupas delicadas: como lavar

Para lavar roupas delicadas, não se podem usar produtos químicos como amaciantes ou sabão líquido sem diluí-los em água, pois a roupa pode ficar manchada pela substância. O sabão em pó deve ser evitado, pois suas partículas não se dissolvem tão facilmente. Se não tiver alternativa, ponha o sabão em pó no meio de um pedaço de pano, feche bem e só então dissolva na água. Recomenda-se usar um sabão de coco, que tem uma composição mais indicada para peças delicadas, ou ainda um sabão líquido próprio para confecções delicadas.

Evite colocar roupas delicadas para secar no sol (Foto: divulgação)

Caso alguma peça delicada e colorida estiver com uma mancha difícil de tirar, coloque-a em uma solução de 10 colheres de vinagre, 10 colheres de sal e cinco litros de água, e verifique sempre se não está saindo tinta. Alvejantes à base de cloro não devem ser utilizados. Essa dica para lavar roupas delicadas coloridas deve ser aplicada somente para tirar manchas, já que não se recomenda por as peças mais sensíveis de molho.

Coloque vestidos para secar no cabide e passe do lado avesso (Foto: divulgação)

Aprenda como lavar roupas delicadas

Outras sugestões para lavar roupas delicadas são separar as peças claras das escuras, não esfregar, apenas passar o sabão e friccionar a peça contra as mãos com cuidado e não torcer. Se você precisar que a roupa seque mais depressa, um conselho é dobrá-la pela metade, colocar no interior de uma toalha seca e apertar um pouco para absorver a umidade excedente. Já para evitar marcas de cabide ou prendedor, você pode secar vestidos pendurados no cabide, e por outras roupas no sentido horizontal. Para finalizar seque na sombra e caso precise passar, faça-o do lado avesso.

Leia Também:  Transplante facial realizado nos EUA é mais completo até hoje

Não deixe de ver outras dicas para lavar roupas: Cuidados ao lavar roupa na máquina

10 erros comuns na hora de lavar roupas

Top