Cuidados com o consumo de plantas medicinais

As plantas medicinais a muito já são usadas na cura de diversas doenças, elas são usadas como forma alternativa ou complementar dos medicamentos usados…

As plantas medicinais a muito já são usadas na cura de diversas doenças, elas são usadas como forma alternativa ou complementar dos medicamentos usados na medicina tradicional.

O uso das plantas medicinais deve ser muito bem controlado, assim como elas fazem bem para a saúde, também podem intoxicar. As pessoas que não conhecem bem o efeito dessas plantas podem acabar prejudicando sua saúde em vez de melhorar.

As plantas medicinais podem ser muito boas e com muita eficácia no tratamento de doenças, mas é preciso ter cuidados especiais assim como todos os medicamentos. O tempo de administração e dosagem, além de contra-indicações assim como interações medicamentosas. Não é aconselhável sair tomando chá de qualquer erva com o pensamento de que é natural não faz mal.

As plantas medicinais também podem provocar intoxicação, se forem ministradas da maneira errada, com excesso na dose diária e no tempo de consumo.

Hoje os médicos já estão optando pela medicina alternativa, que se resume em tratamentos com plantas medicinais. Isso significa que os chazinhos do tempo da vovó estão cada vez mais em alta. Depois de vários estudos comprovados, descobertas incríveis com relação as plantas medicinais foram citadas. Os chás preparados com plantas medicinais podem amenizar os sintomas de várias doenças, inclusive o câncer. 

As plantas medicinais podem ser excelentes, mas desde que sejam usadas corretamente. Assim como os medicamentos as plantas também têm especificações dependendo da doença. Elas devem ser usadas com muito cuidado, assim como tem o poder de curar doenças e aliviar sintomas, também pode fazer muito mal ao organismo.

Os maiores benefícios que as plantas medicinais possuem além da cura de doenças são os efeitos colaterais medicamentosos que elas não têm. Pacientes que tratam doenças infecciosas, por exemplo, necessitam tomar antibióticos. Mas eles fazem muito mal para o aparelho digestivo, já as plantas medicinais não têm esse tipo de reação.

Leia Também:  Cafeína ajuda a reduzir probabilidade de Alzheimer

Alguns cuidados necessários para consumir as plantas

-As plantas medicinais devem ser compradas em lugares apropriados onde haja total segurança quanto a qualidade das plantas, dês de o cultivo até a hora de colher e preparar para a venda;

-Cada planta tem uma indicação para tratamento, é necessário ter conhecimento para usar a planta indicada;

-O ideal é consumir as plantas no máximo por quarenta dias com intervalos de sete a dez dias durante o tratamento;

-As plantas podem curar várias doenças, mas não é descartada a possibilidade de procurar um medico para orientação do tratamento;

-Mesmo estando em tratamento com medicamentos industrializados é possível usar as plantas simultaneamente, mas é preciso informar o médico;

-As misturas de plantas devem ser evitadas, apenas uma de cada vez é aconselhável para o tratamento;

-As plantas também têm efeitos colaterais se forem usadas de maneira abusiva, elas também são medicamentos e precisam ser respeitadas como tal;

-A dose das plantas deve ser respeitada conforme a idade de cada pessoa que vai usar o tratamento.

O ideal é produzir as plantas medicinais em casa, fazer um canteiro especial para o cultivo. Existem plantas próprias para melhorar o funcionamento do aparelho digestivo, respiratório e muitos outros pontos do organismo. A cura das doenças esta nas plantas medicinais. A Amazônia é o maior centro de produção dessas plantas, existem tantas espécies que nem um terço delas foram descobertas, apenas os índios as conhecem e sabe da sua importância para a vida das pessoas.

Top