Dicas para decorar quitinetes

Quem vive ou já viveu em uma quitinete sabe que, para que o espaço fique aconchegante, é preciso certo jogo de cintura. E a…

Quem vive ou já viveu em uma quitinete sabe que, para que o espaço fique aconchegante, é preciso certo jogo de cintura. E a chave para este jogo de cintura está nas cores do ambiente e na decoração, em geral, que devem fazer com que o pequeno espaço pareça maior, visualmente, ao mesmo tempo em que dá ao morador uma sensação de acolhimento. Veja algumas dicas para decorar quitinetes. 

Tapete branco delimita espaço e aumenta, visualmente, o ambiente (Foto: Divulgação)

Decoração de pequenos espaços

A quitinete é indicada para a habitação de, no máximo, duas pessoas. Em geral, optam por elas os que desejam ou precisam morar sozinhos. Junte-se a isso o fato de que, nas grandes cidades, principalmente, os preços dos imóveis estão a cada dia mais altos. Em geral, sala, cozinha e quarto ficam conjugados, tendo apenas o banheiro separado do restante. Comprar ou alugar uma quitinete pode ser vantajoso, para aqueles que precisam economizar. Mas é preciso ter cuidado com a decoração escolhida.

É claro que, ao decorar uma quitinete ou qualquer outro tipo de imóvel pequeno, os moradores desejam colocar no local detalhes que combinem com a sua personalidade. Neste sentido, nem todos são fãs das paredes brancas, mas aqui a opção foi por exemplos que trazem a predominância de cores claras nos ambientes, como forma de decoração adequada para pequenos espaços.

Na primeira imagem (acima), por exemplo, vemos uma quitinete onde, praticamente, tudo é na cor branca. Percebe-se que o piso do móvel tem cor escura. A saída, então, foi colocar um grande tapete branco, cobrindo-o e que serviu, também, como delimitador do espaço entre a cozinha e a sala. Vasos, quadros e outros pequenos detalhes em cores diferentes dão charme ao local, enquanto fazem leves contrastes.

Painel em madeira combina com sofá e faz sutil contraste (Foto: Divulgação)

Na quitinete, acima, a opção foi por um painel para a Tv, em madeira escura. A mesma madeira foi usada para o restante das prateleiras, porém todas elas tiveram suas portas e divisórias feitas em madeira pintada de branco. Para combinar com o painel, escolheu-se um sofá, em tom semelhante.

Continuar Lendo  Benefícios do Feng-Shui

Nesta quitinete pequena, vemos que todos os ambientes estão conjugados e bem juntinhos. Como o piso dela não é branco, o melhor a fazer, nestes casos, é equilibrar o restante dos detalhes, usando cores claras. A colcha branca para a cama ajuda a manter a sensação de amplitude.

Quitinete com piso escuro e detalhes coloridos

Piso escuro e detalhes coloridos (Foto: Divulgação)

Este último exemplo mostra uma quitinete com piso laminado de madeira. Este tom, no chão, faz com que o ambiente pareça menor, pois tende a escurecê-lo. Por isso, as paredes e armários planejados da cozinha receberam a cor branca, já que a visão destas partes, no ambiente, é muito acentuada. Mas nada impediu que o morador optasse por cores mais alegres, nos outros detalhes da decoração. Cadeira, tapete e outros objetos vermelhos; sofá, puff e luminária cinza, quadro com outras cores e outros detalhes coloridos, espalhados pelo local, deram mais alegria à quitinete, porém sem deixar o ambiente pesado.

Top