Cuidados com a pele no inverno: dicas

Com uma pequena mudança no clima, já se pode perceber a reação da nossa pele. Os lábios ficam ressecados, a pele fica seca e…

Com uma pequena mudança no clima, já se pode perceber a reação da nossa pele. Os lábios ficam ressecados, a pele fica seca e esbranquiçada, os cantos dos olhos parecem ganhar ruguinhas e sente-se que as mãos irão trincar. É a ação da baixa temperatura sobre nosso corpo, que transpira menos e perde mais água, devido à baixa umidade do ar. Veja algumas dicas de cuidados com a pele no inverno.

No inverno, a pele parece trincar com o ressecamento (Foto: Divulgação)

Como combater o ressecamento da pele no inverno

Não adianta estar bem agasalhado. A pele irá ficar extremamente ressecada, durante o inverno. Portanto, a hidratação diária e intensa é primordial. Deixe a preguiça de lado e invista em bons produtos e minutos de cuidados com o seu corpo. Ao levantar-se, lave o rosto com o sabonete adequado ao seu tipo de pele e, em seguida, aplique o tônico facial. Caso ainda não use cremes antirrugas, parta para a hidratação normal. É preciso ter um creme específico para o rosto, destinado a hidratá-lo. Aplique-o, sem economia, espalhando-o bem. Depois disso, espere que seque e aplique o protetor solar, pois ele não pode ser dispensado, nem ao menos no frio. A maquiagem deve vir depois de tudo isso.

Se for passar o dia longe de casa, leve o creme com você e, sempre que sentir necessidade, reaplique-o. Carregue na bolsa um creme para mãos, que são lavadas várias vezes, durante o dia. Toda vez que isso acontecer ou quando você sentir que a pele está ressecada, reaplique-o. Os que contêm ureia e óleo de amêndoas são muito bons para isso.

Não se pode descuidar da hidratação do rosto (Foto: Divulgação)

Na hora do banho, evite a água muito quente, pois ela acaba com a pele e os cabelos. Prefira temperaturas menores. Se a pele do corpo estiver muito seca, então a dica é apostar nos óleos corporais. Eles são mais eficazes do que os cremes. Desligue o chuveiro e aplique-o em todo o corpo. Enxague-se, rapidamente, apenas para retirar o excesso de óleo. Em seguida, enxugue-se levemente com a toalha, sem esfregá-la. Espalhe, com as mãos, o óleo corporal para hidratar a pele, até sentir que o produto se espalhou e secou no corpo. Repita a hidratação do rosto e não se esqueça de mãos e pés.

Outras dicas para hidratar a pele no inverno

A pele do corpo também merece atenção dobrada (Foto: Divulgação)

É possível turbinar os cuidados com a pele ressecada, aplicando máscaras caseiras de hidratação. Existem várias receitas e você pode alterná-las com o uso de cremes. Mas o ressecamento não pode ser combatido apenas com cosméticos. Sabemos que a beleza vem de dentro e, em relação à perda de água, acontece o mesmo. Portanto, tenha atenção com o que come, pois isso também influencia na saúde da cútis. Consuma alimentos que ajudam a pele no inverno, hidratando-a de dentro para fora.


Top