Cuidados ao preencher um cheque

O cheque ainda figura entre os principais meios de pagamento, principalmente naqueles que envolvem grandes quantias de dinheiro, apesar de ter perdido um espaço…

O cheque ainda figura entre os principais meios de pagamento, principalmente naqueles que envolvem grandes quantias de dinheiro, apesar de ter perdido um espaço significativo para os cartões de débito e de crédito, que vêm tendo o uso popularizado nos últimos anos.

Preste bastante atenção ao preencher um cheque (Foto: Divulgação)

Devido à sua importância, é preciso que ele seja preenchido com bastante cuidado, pois contém informações relevantes sobre o titular da conta corrente à qual pertence e que podem ser usados de forma indevida se caírem em mãos erradas, ou ainda serem modificados para descontar grandes volumes de dinheiro.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), simples cuidados ao preencher um cheque podem aumentar bastante a segurança do emitente e evitar muitas dores de cabeça para ele.

Tire suas dúvidas: O que fazer ao receber um cheque com erro

Leia também: O que fazer em caso de cheque clonado

Antes de usar o cheque, confira os dados impressos no talão

Confira os dados impressos no talonário, antes de usá-lo (Foto: Divulgação)

A primeira dica é conferir os dados impressos no talão, assim que ele for recebido. Verifique se estão corretos o nome, número da conta corrente, número do CPF e a quantidade de cheques no talonário. Se algo estiver errado, entre em contato imediatamente com o banco.

Não se esqueça também de destacar a folha de requisição e de guardá-la em separado, cuidando ainda da segurança do talonário.

Preenchimento errado do ano no cheque

Preste atenção à data preenchida, pois os cheques só podem ser compensados no prazo de seis meses, contados a partir da data informada (Foto: Divulgação)

Todo início de ano é comum a confusão ao colocar a data no cheque, principalmente nos primeiros dias de janeiro, quando algumas pessoas ainda preenchem o espaço destinado ao ano com o ano anterior.

Leia Também:  Franquia Quem Disse Berenice: quanto custa, saiba mais

Geralmente, no primeiro mês do ano os bancos adotam a prática de verificar se o documento não foi emitido além do prazo (os cheques só podem descontados até seis meses após a data de preenchimento). Comprovado o equívoco, causado pela virada do ano, ele é compensado normalmente, sem maiores prejuízos, mas para evitar qualquer problema, preste bastante atenção a esse quesito.

Outros cuidados importantes ao preencher um cheque

Evite preencher o cheque com canetas fornecidas por estranhos (Foto: Divulgação)

– Sempre emita cheques nominais e cruzados;

– Elimine os espaços vazios e evite rasuras;

– Não se esqueça de usar o canhoto para anotar os dados referentes às suas movimentações;

– Destrua os talões de contas inativas;

– Nunca use máquina de escrever com fita à base de polietileno para preencher os cheques, pois os valores descritos podem ser facilmente apagados e modificados;

– Evite preenchê-los usando canetas oferecidas por terceiros;

– As canetas hidrográficas e aquelas com tintas que facilitam o apagamento dos dados preenchidos também não devem ser usadas.

Top