Pobres ficam ricos mais rápido no Brasil, diz Forbes

PUBLICIDADE

De acordo com uma matéria Forbes, os pobres ficam ricos mais rápido no Brasil, em comparação a outros países. A revista norte-americana anunciou ainda que nos Estados Unidos esta situação se inverte, pois os ricos ficam mais ricos de maneira mais rápida. O anúncio deste curioso dado aconteceu na última terça-feira (25).

Nos últimos anos, a quantidade de pobres no Brasil reduziu significativamente. (Foto:Divulgação)

Brasil é visto como um país com menos desigualdade

A reportagem publicada na Forbes revelou que 10% da força de trabalho no Brasil com renda baixa alcançou um aumento de salário 90% superior ao restante da população, incluindo indivíduos que pertencem às classes A e B.

De 2009 a 2011, o salário do trabalhador brasileiro pobre subiu 29,2%. Já o restante da mão-de-obra apresentou um crescimento salarial de apenas 8,3%, bem inferior ao que a classe mais baixa conquistou.

PUBLICIDADE

Após analisar os dados, a Forbes constatou que o rendimento médio mensal dos trabalhadores obteve um ganho de 4,6%, alcançando R$ 1,279.

Veja também: Cresce o número de pobres nos Estados Unidos

A Forbes questionou o crescimento da economia dos Estados Unidos. (Foto:Divulgação)

Para reforçar a ideia de que o Brasil está dando mais oportunidades aos pobres, vale mencionar as constatações do Gini, que apresentou uma significativa queda e atingiu 0,501 em 2011. Este índice é responsável por medir a desigualdade no país, ou seja, quanto mais próximo o número estiver de zero, melhor é a distribuição de renda.

Com a sua matéria, a Forbes questionou o crescimento da economia dos Estados Unidos e exaltou a boa atuação do Brasil. Para sustentar os argumentos, a revista norte-americana citou um comunicado da ministra brasileira do Desenvolvimento Social: “O Brasil está mostrando ao mundo que é possível crescer e incluir, ao mesmo tempo, e que a inclusão dos mais pobres contribui para o crescimento do país”.

A Forbes exaltou ainda mais a figura do Brasil ao falar que a pobreza está caindo, enquanto nos Estados Unidos as pessoas com baixa renda ganham cada vez menos. Mesmo com serviços sociais melhores e mais sofisticados, o país do Tio Sam não tem reconhecido as necessidades dos seus pobres.

A desigualdade no Brasil diminuiu, mas o índice ainda é preocupante. (Foto:Divulgação)

De acordo com o levantamento do Ipea, 21,8 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza no período nos últimos anos. Somente entre 2009 e 2011, 3,7 milhões deixaram de ser pobres.

PUBLICIDADE

A desigualdade no Brasil

Mesmo assumindo o papel de ‘Mocinho’ na revista norte-americana, o Brasil ainda tem um longo caminho para percorrer na luta contra a desigualdade. Embora o número de pobres tenha diminuído, o Brasil ainda se encontra entre os 12 países mais desiguais do mundo, segundo o Ipea.

Saiba mais: Desigualdade: Ricos tem renda até 39 vezes maior que os mais pobres, diz Censo

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.