O que fazer ao receber um cheque com erro

Apesar de pouco usual, o cheque continua sendo uma forma de pagamento utilizada por muitos. Porém, é necessário atenção ao receber uma dessas folhas,…

Por Élida Santos em 17/02/2012

Veja com atenção se preencheu o cheque corretamente (Foto: Divulgação)

Apesar de pouco usual, o cheque continua sendo uma forma de pagamento utilizada por muitos. Porém, é necessário atenção ao receber uma dessas folhas, já que qualquer erro em seu preenchimento pode trazer transtornos. Por exemplo, se a pessoa dona do talão errou na hora de colocar o valor e escreveu na parte que deveria constar o número algo ilegível, ou que não corresponde a transcrição na parte por extenso, que diz a quantia que deve ser paga pelo cheque, o caixa do banco não poderá compensá-lo.

Outro erro comum é com relação a assinatura. Algumas pessoas têm o hábito de assinar de modo diferente de acordo com o banco. Isso pode gerar uma confusão sem fim, pois ao se cadastrar na instituição financeira o cliente preenche um cartão com ao menos três assinaturas, que serão o meio de conferência para compensação de seus cheques, ou servirá para validação de seus contratos assinados. Caso essa transcrição no documento não seja idêntica ao que o banco tem em seu cadastro, o cheque devolvido.

Em caso de erros produre a pessoa que preencheu o cheque (Foto: Divulgação)

Para evitar transtorno assim que você preencher o item, ou receber um como forma de pagamento, já faça a conferência dos dados que ali constam. Se for verificado qualquer problema, imediatamente, peça que outra folha seja preenchida da forma correta, ou se você for o responsável por colocar os dados do cheque, pegue um em branco e corrija o que for preciso.

Troque o cheque errado por outro ou por dinheiro (Foto: Divulgação)

Porém, se depois de algum tempo você verificar o erro, entre em contato com a pessoa que lhe passou o documento que tem valor de dinheiro. Ligue, mande e-mail ou até vá pessoalmente resolver o assunto. Se não tiver êxito, registre um boletim de ocorrência junto a delegacia mais próxima, para se resguardar. Depois, entre com uma ação judicial se quem te passou o cheque se recusar a ressarci-lo ou trocá-lo. A medida é extrema e é recomendada que somente seja imposta em último caso, já que causa o procedimento demorado, por se depender de uma audiência para que a decisão seja tomada. Por isso, tente fazer um acordo para não chegar nessa situação. Mas o essencial é prestar atenção de o cheque está com erro antes de aceitar como forma de pagamento.

Top