Cuidados ao contratar um pedreiro

As queixas contra os serviços em construção ou reformas são muito comuns. Contratar mão de obra especializada requer dinheiro e muita paciência pois, no…

As queixas contra os serviços em construção ou reformas são muito comuns. Contratar mão de obra especializada requer dinheiro e muita paciência pois, no período em que as atividades deverão ser realizadas, muitas coisas podem acontecer. Sempre existem contratempos, sejam eles por fatos inevitáveis, pelos quais ninguém tem culpa, ou contratempos que surgem devido à falta de profissionalismo de quem presta o serviço. Muitas vezes, dependendo da situação,  não existe mais a possibilidade de conserto dos erros, tornando-os um fardo na vida de quem foi lesado.

É importante, portanto, conhecer alguns cuidados básicos, antes da contratação de um profissional da área civil, pois uma construção não é algo que se possa fazer sem que se tenha muita responsabilidade e conhecimento técnico.

Tijolo por tijolo: tudo deve ser bem pensado, antes de construir

Contratação de pedreiro autônomo

Se você mora numa cidade pequena, onde todos se conhecem e, por isso, pode conseguir informações a respeito deste ou daquele profissional, pode pensar em contratar um pedreiro autônomo. Muitas vezes, o pedreiro já é bastante conhecido de toda a família ou de amigos, o que possibilita o conhecimento mais detalhado de seu trabalho. Neste caso, fica mais fácil saber se o que ele faz é realmente bom, se cumprirá os prazos combinados, se  não vai “enrolar” no serviço, principalmente por trabalhos cobrados ao dia. Existe, também, a vantagem de se economizar com materiais e mão de obra, já que pedreiros assim costumam cobrar mais barato pelos seus serviços, em oposição às construtoras, que cobram bem mais caro. Além disso, ainda falando em economia, o pedreiro vai lhe indicar as quantidades certas de materiais a serem comprados. O único inconveniente é que você terá de se preocupar com todos os detalhes da obra, tendo de sair em busca de tudo o que for necessário, tanto na parte de alvenaria, como na de madeiramento, tubulações, etc.

Veja mais sobre materiais de construção: Dicas para economizar na construção

Tudo deve ser detalhado

E não é somente isso. Você terá de fiscalizar a obra diariamente, para sempre estar por dentro de todos os detalhes, evitando erros ou até mesmo as famosas “gambiarras” que, infelizmente, muitos que se dizem profissionais adoram fazer.

Contratação de Construtora

As construtoras facilitam bastante a vida de quem precisa construir ou reformar em grande escala, poupando o tempo de quem não o tem. Os profissionais envolvidos neste ramo se responsabilizam por tudo que esteja relacionado à sua obra, desde a limpeza do terreno, antes de construir, até o acabamento completo; inclusive, pela limpeza final. A vantagem é que você não precisará se preocupar, desde que tudo esteja corretamente posto no contrato. As construtoras costumam combinar prazos e cumpri-los, porém, não fazem absolutamente nada que não esteja devidamente discriminado no contrato. Outra característica é que elas costumam usar materiais de qualidade inferior. É importante você saber, também, que as construtoras cobram mais caro pelos serviços, em comparação ao pedreiro autônomo.

Veja mais de construção em Curso gratuito de Pedreiro e Edificações SENAI Bahia

Antes de contratar uma construtora, procure se informar sobre seus serviços. Verifique, também, se ela possui registro junto ao CREA. Nunca se sabe o que pode acontecer e, se surgir algum problema que o lese, você poderá se queixar, junto ao CREA e ao PROCON.

Evite transtornos e desentendimentos – Faça um contrato

Não importa se você irá contratar um pedreiro autônomo ou os serviços de uma construtora, em relação ao contrato de trabalho, em qualquer dos casos, é aconselhável que este seja feito, oficializando os acordos. Se for um construtora, procure se informar, com detalhes, sobre os pré-requisitos de um contrato bem feito.

No caso da contratação de um pedreiro, por mais conhecido que ele seja, prefira fazer um pequeno contrato, onde são citadas, inclusive, as condições de pagamento; procure um cartório e oficialize o documento.

Com estes cuidados básicos, você evitará muitas dores de cabeça e a sua obra, seja ela uma casa ou outra espécie de construção, será uma alegria em sua vida e, não, um transtorno. Tudo deve ser devidamente esclarecido e a qualidade de tudo o que for feito deve ser muito boa, ou você prefere arriscar?

Evite surpresas ruins

 


Top