Cruzeiros aprovados pela Anvisa

As viagens em cruzeiros estão se tornando cada vez mais atrativas para os brasileiros, principalmente por causa dos preços baixos e das condições de pagamento mais acessíveis. No entanto, antes de reservar uma cabine, é importante verificar se o navio está em boas condições para desbravar o mar.

Desde 2004, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) costuma avaliar os cruzeiros através de inspeções. Quando uma embarcação não é aprovada, significa que ela oferece riscos a sua tripulação.

Saiba mais sobre os cruzeiros aprovados pela Anvisa

A Anvisa j avaliou as condições sanitárias de 41 cruzeiros, sendo que alguns deles farão parte da temporada 2013/2014. As notas, que variam e 0 a 5 mil pontos, foram divididas em A, B, C e D.

Das embarcações avaliadas pela agência, 39 conseguiram notas A e B. Neste ano, não houve nota C, mas sim duas notas D. Dos navios analisados, 95% foram aprovados.

A Anvisa realizou um total de 62 vistorias nos cruzeiros, sendo que algumas visitas foram agendadas e outras realizadas de surpresa.

Os cruzeiros aprovados que farão viagens na temporada de 2013/2014 são: Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Grand Celebration, Grand Mistral, MSC Magnifica, MSC Orchestra, Pullmantur Empress (Imperatriz), Pullmantur Sovereign, Pullmantur Zenith e Splendour of the Seas. Dos 12 cruzeiros que visitarão o Brasil nos próximos meses, apenas o MSC Poesia e o MSC Preziosa não passaram por vistorias.

Os navios reprovados na fiscalização da Anvisa foram o Crystal Serenity (Crystal Cruises) e o Massdam (Holland America). A agência considerou as condições sanitárias como insatisfatórias.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária age com a intenção de preservar o bem-estar e a saúde dos brasileiros. O sistema de fiscalização está cada vez mais rigoroso para evitar a proliferação de doenças. Na temporada passada, foram registrados 455 casos de diarreia aguda a bordo de navios. Também houve notificações de Síndrome Gripal.

Na temporada 2013/2014, haverá uma quantidade menor de navios pelo litoral brasileiro. Somente 12 realizarão viagens marítimas, isto é, três a menos do que o ano anterior. Há ainda uma estimativa de que, entre os meses de novembro e março, 668 mil passageiros vão embarcar nos cruzeiros.

Dicas para uma boa viagem de cruzeiro

• Procure comprar a passagem com antecedência para contar com preços mais acessíveis.

• Os navios costumam causar desconfortos estomacais por causa do balanço, por isso é importante ter remédios na bagagem.

• Quem passa mal com facilidade em viagens marítimas deve procurar ficar em lugares ventilados, beber muita água e evitar o consumo de bebidas alcóolicas.

Reply