Corpos de Lewy: o que é, quais são os sintomas

Saiba mais sobre Corpos de Lewy: o que é, quais são os sintomas. Essa doença neurodegenerativa afeta milhares de pessoas no mundo e pode…

Saiba mais sobre Corpos de Lewy: o que é, quais são os sintomas. Essa doença neurodegenerativa afeta milhares de pessoas no mundo e pode levar ao óbito quando não recebe o tratamento adequado. Leia a matéria e conheça detalhes sobre a enfermidade.

Corpos de Lewy: o que é, quais são os sintomas. (Foto Ilustrativa)

Corpos de Lewy: o que é, quais são os sintomas. (Foto Ilustrativa)

Em agosto de 2014, o ator Robin Willians foi encontrado morto em sua casa em Paradise Cay, na Califórnia. Ele cometeu suicídio por enforcamento, aos 63 anos. Pouco tempo depois do ocorrido, sua esposa veio a público para declarar que Robin sofria de uma espécie de demência, intitulada de Corpos de Lewy. A doença que está por trás da morte do astro de Hollywood é muito comum, mas pouco se fala sobre ela.

Leia mais: Mal de Parkinson: causas, sintomas e formas de tratamento

Corpos de Lewy: o que é? Quais são os sintomas?

Nos tópicos a seguir você vai conhecer um pouco mais sobre a demência Corpos de Lewy: o que é, quais são os sintomas:

O que é Corpos Lewy?

Demência com Corpos Lewy, também conhecida pela sigla DCL, é uma doença que causa o declínio gradual da capacidade mensal. Isso acontece porque proteínas anormais ficam acumuladas nas células do cérebro. A enfermidade foi descoberta pela primeira vez em 1912, pelo médico Frederick H. Lewy.

A demência tem sintomas parecidos com Mal de Alzheimer. (Foto Ilustrativa)

A demência tem sintomas parecidos com Mal de Alzheimer. (Foto Ilustrativa)

Assim como outras doenças neurológicas, a Demência com Corpos Lewy se desenvolve em três estágios. O primeiro é caracterizado por episódios de tremores e rápidos delírios. O segundo é um pouco mais crítico, pois as principais funções cognitivas são afetadas. O terceiro estágio se destaca como o mais avançado, causando grande confusão mental, agitação e alucinações.

Leia Também:  Perfumes que combinam com primavera

A DCL é considerada uma das demências mais comuns do mundo, perdendo apenas para o Mal de Alzheimer e Demência Vascular em número de casos.

Saiba mais: Mitos e verdades sobre Alzheimer

Quais são os sintomas?

O paciente com Corpos Lewy apresenta uma série de sintomas cognitivos e motores. Ele perde a capacidade de raciocínio, sofre com confusão mental e passa a apresentar um declínio progressivo da memória.

Com o avançar da doença, o portador de DCL apresenta problemas de linguagem, paranoia, pessimismo exagerado, alucinações visuais e auditivas, distúrbios do sono, desorientação com relação ao tempo e espaço, tremores e problemas de equilíbrio.

A doença Corpos Lewy não tem cura. (Foto Ilustrativa)

A doença Corpos Lewy não tem cura. (Foto Ilustrativa)

Assim que os primeiros sintomas se manifestarem, é preciso procurar um médico para obter um diagnóstico seguro e assim dar início ao tratamento adequado. Não existe uma cura para a doença, mas é possível impedir o avanço da degeneração com medicamentos.

Veja também: Álcool em excesso aumenta risco de demência

Agora você já sabe tudo sobre Corpos de Lewy: o que é, quais são os sintomas. Fique de olho nos sinais dessa demência e procure ajuda médica se for necessário. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top