Objetos que transformam a decoração: quais são, ideias

Quando se trata de decoração, um detalhe faz toda a diferença. Partindo desta ideia, é importante lembrar o poder transformador que os objetos decorativos…

Por Isabella Moretti em 06/02/2012

Os objetos decorativos inovam a decoração com muito bom gosto e criatividade

Quando se trata de decoração, um detalhe faz toda a diferença. Partindo desta ideia, é importante lembrar o poder transformador que os objetos decorativos assumem na aparência de um ambiente. Cada peça carrega consigo uma sensação, uma energia ou mesmo um simples toque estético.

As pessoas costumam ficar em dúvida na hora de escolher e combinar os objetos. No entanto, a decoração concede liberdade para trabalhar com peças em diferentes designs, cores e texturas. Pode ser apenas um enfeite que completa a decoração ou uma peça que tenha funcionalidade no ambiente onde é inserida.

Apesar das inúmeras possibilidades da decoração, é importante tomar cuidado para não cometer exageros. Em um espaço pequeno, não dá para sobrecarregar de objetos decorativos, afinal, em demasia as peças comprometem a identidade visual e prejudicam a circulação das pessoas.

A disposição dos objetos decorativos também é algo importante na hora de montar os ambientes. Os móveis que servem de suporte influenciam na escolha dos complementos. Por exemplo, numa sala de estar, a mesa de centro deve ser decorada com peças baixas para não atrapalhar a visão de quem está acomodado no sofá. O morador precisa considerar aquilo que é proporcional ou não. No caso de espaços limitados, o menos é mais.

Mesmo com a classificação de complemento, alguns objetos de decoração assumem papel fundamental. Na sala, o conforto se torna ainda mais evidente quando as almofadas são arrumadas sobre o sofá. Para deixar a sala de jantar com um visual mais sofisticado, basta montar uma decoração pendente com lustre.

Ideias de decoração com objetos

Peças coloridas

Acessórios coloridos acabam com a neutralidade da cozinha

Com as cores vibrantes invadindo a área de decoração, o uso de objetos que refletem esta tendência está cada vez mais frequente. O Color Blocking trouxe à tona a ideia de uma decoração mais divertida, alegre e capaz de harmonizar tons fortes no mesmo espaço.

Os objetos coloridos são empregados como um meio de romper com a monotonia do ambiente. Por exemplo, uma cozinha decorada com cores neutras adquire um visual mais divertido e dinâmico com acessórios coloridos.

Feng Shui

O espelho é um dos objetos que favorece a prosperidade

A técnica de harmonização de ambientes também considera objetos como uma forma de inovar e controlar as energias dentro de casa. Segundo o Feng Shui, alguns objetos possuem significados especiais, ou seja, exploram a simbologia. Para favorecer a prosperidade, por exemplo, recomenda-se o uso de esculturas que favoreçam a riqueza e a fartura. Réplicas de sapo ou peixe, vasos com flores frescas e os espelhos são grandes indicadores de prosperidade.

Aposte nos detalhes transformadores para mudar o visual ou a energia dos ambientes.

 

Top