Cooktops: como limpar, cuidados

O cooktop é um fogão diferenciado, ele possui somente uma placa que é fixada sobre as bancadas de cozinha ou espaços reservados para jantares. São…

O cooktop é um fogão diferenciado, ele possui somente uma placa que é fixada sobre as bancadas de cozinha ou espaços reservados para jantares. São mais práticos que os fogões comuns e também deixam a decoração da cozinha mais bonita. Porém, o uso desse fogão exige alguns cuidados específicos, principalmente no que diz respeito a limpeza. Pensando nisso, selecionamos dicas de cuidados com os cooktops e como limpá-lo de forma correta para que dure mais tempo.

Os cooktops são fogões que ajudam na decoração da cozinha. (Foto: divulgação)

Como limpar os Cooktops

1. Durante a utilização do cooktop nunca deixe manchas e sujeira na superfície, pois isso pode manchar o aparelho e deixá-lo com aspecto de velho. Portanto, logo que cair algo o ideal é limpar com a superfície morna para evitar que grude.

2. Use sempre detergentes neutros e panos úmidos para a limpeza e evite o uso de produtos abrasivos no seu cooktop.

3. Para começar a limpeza, certifique-se de que o aparelho está desligado da tomada e se está frio (para evitar que você se queime).

4. Retire as grelhas e lave-as normalmente com água e detergente neutro.

5. Os queimadores também podem ser lavados normalmente, assim como as partes esmaltadas. Porém, evite o uso de esponja de aço para que não arranhe a parte esmaltada.

6. Para os cooktops com superfícies de vidrolimpe-a antes de usar e espere esfriar totalmente para que seja feita a limpeza novamente. A limpeza deve ser feita com papel toalha e pasta especifica para o cooktop. Esse processo deve ser aplicado também na moldura do fogão, para que não arranhe e tenha boa aparência.

Os cooktops devem ser limpados cuidadosamente com sabão neutro e pano macio. (Foto divulgação)

Veja também cooktop vantagens, como escolher 

Leia Também:  Piscinas de fibra usadas

Dicas de cuidados com seu Cooktop

  • Dê preferência para panelas e frigideiras com fundos planos, dessa forma você evita que a superfície do cooktop seja arranhada;
  • Verifique se o diâmetro das panelas é compatível com o do queimador para evitar que estrague a superfície do fogão;
  • O ideal é limpar o cooktop após cada utilização;
  • Jamais utilize esponjas de aço ou produtos abrasivos, como os de limpeza de forno;
  • Não utilize equipamentos de limpeza a vapor, pois pode enferrujar o cooktop;
  • Cuidado com o pano ou papel toalha utilizado para a limpeza do cooktop. Escolha panos macios de algodão para evitar que risque o fogão e mantenha-o sempre conservado.

    Durante o manuseio das panelas tome cuidado para não riscar o cooktop. (Foto: divulgação)

Veja também modelos de cozinhas com cooktops, fotos 

Os cooktops são fogões modernos muito utilizados na decoração das cozinhas por sua utilidade e praticidade. Eles devem ser muito bem cuidados para evitar que estraguem e se mantenham conservados por muito tempo. Na hora da limpeza é necessário tomar muito cuidado com os produtos que são utilizados para evitar as manchas e o desbotamento do cooktop. Utilize sempre panos macios para a limpeza e tenha cuidados na hora de manusear o seu fogão, dessa forma ele ficará sempre novo.

Top