sábado, 4 de fevereiro de 2023 - 04/02/2023 11:53:49
MundodasTribos

O cidadão que precisa dar entrada na solicitação de benefício do INSS na Previdência Social e deseja saber a situação de seu pedido em andamento, pode fazer isso diretamente da sua casa. Isso porque atualmente o segurado pode realizar esse processo de forma online através do site ou aplicativo Meu INSS.

O Meu INSS existe desde 2018 e foi criado justamente para ajudar milhares de pessoas a entrarem com pedido de seu benefício sem a necessidade de ir até uma agência física do INSS. Além disso, o cidadão pode conferir diariamente de forma simples e rápida se seu benefício foi concedido ou não.

O que este artigo aborda:

Quais são os benefícios cedidos pelo INSS?

A Previdência Social concede benefícios aos cidadãos que fizeram contribuições diretas ou indiretas ao INSS no decorrer de sua vida trabalhista. Portanto, se o contribuinte cumprir os requisitos solicitados pela previdência, tem o direito de recebê-lo. E entre os benefícios do INSS podemos destacar:

  • Auxílio-doença
  • Aposentadoria
  • Licença-maternidade
  • Salário-família
  • Auxílio-reclusão
  • Pensão

Lembrando que estes são apenas alguns.

Como dar entrada na solicitação de benefício pelo INSS?

Para dar entrada na solicitação de benefício do INSS, o contribuinte deve atender condições específicas de seu requerimento. E apesar da diferença de requisitos e documentos exigidos para cada um dos benefícios, o pedido de entrada deve ser realizado da mesma forma por todos os contribuintes.

Como consultar o andamento do benefício do INSS (2)

Fonte/Reprodução: original

Sendo assim, basta acessar o site Meu INSS e fazer seu primeiro cadastro com CPF e criar uma senha pessoal que seja segura. O próximo passo será informar os dados necessários para seu requerimento. Por isso é importante estar com seu documento de identificação com foto, CPF, além de outros documentos para seu tipo de requerimento.

Após informar seus dados, precisará aguardar a resposta do instituto. E caso tenha dúvidas sobre quaisquer etapas, ligue para 135 que é o número de telefone da central de atendimento do INSS.

Como acompanhar o andamento do benefício do INSS?

Depois que efetuar a solicitação é possível acompanhar o andamento do benefício do INSS de forma online, por meio do aplicativo ou site Meu INSS. Para isto, realize o acesso nesta plataforma e faça login no sistema com o seu CPF e a senha cadastrada. Após seguir este passo, você verá um menu com várias opções, então clique na opção que diz “Meus Benefícios”.

Em seguida, você será levado a uma página com todos os benefícios que solicitou ao INSS. E é nesta tela que será possível acompanhar como está o pedido que deseja consultar. Dessa maneira, para obter mais detalhes basta clicar sobre o benefício solicitado e você verá o número e a espécie do benefício, assim como a condição em que ele se encontra.

As respostas para a solicitação de seu benefício encontradas no Meu INSS podem ser: habilitado (quando o pedido ainda está sendo analisado), deferido (quando o pedido foi aprovado e será concedido) ou indeferido (quando o pedido foi negado).

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Senac Tocantins Cursos Gratuitos 2015

Senac Tocantins Cursos Gratuitos 2015

Folia para a família toda é a melhor opção

Folia para a família toda é a melhor opção

Curso de Chinelo Decorado Gratuito

Curso de Chinelo Decorado Gratuito

Mestrado em meio ambiente

Mestrado em meio ambiente

Concurso para legista da Polícia Civil de São Paulo 2014

Concurso para legista da Polícia Civil de São Paulo 2014

Filmadoras Sony em Promoção

Filmadoras Sony em Promoção