Como consultar o andamento do benefício do INSS?

Felipo Bellini 26/11/2021 Notícias

O cidadão que precisa dar entrada na solicitação de benefício do INSS na Previdência Social e deseja saber a situação de seu pedido em andamento, pode fazer isso diretamente da sua casa. Isso porque atualmente o segurado pode realizar esse processo de forma online através do site ou aplicativo Meu INSS.

O Meu INSS existe desde 2018 e foi criado justamente para ajudar milhares de pessoas a entrarem com pedido de seu benefício sem a necessidade de ir até uma agência física do INSS. Além disso, o cidadão pode conferir diariamente de forma simples e rápida se seu benefício foi concedido ou não.

Quais são os benefícios cedidos pelo INSS?

A Previdência Social concede benefícios aos cidadãos que fizeram contribuições diretas ou indiretas ao INSS no decorrer de sua vida trabalhista. Portanto, se o contribuinte cumprir os requisitos solicitados pela previdência, tem o direito de recebê-lo. E entre os benefícios do INSS podemos destacar:

  • Auxílio-doença
  • Aposentadoria
  • Licença-maternidade
  • Salário-família
  • Auxílio-reclusão
  • Pensão

Lembrando que estes são apenas alguns.

Como dar entrada na solicitação de benefício pelo INSS?

Para dar entrada na solicitação de benefício do INSS, o contribuinte deve atender condições específicas de seu requerimento. E apesar da diferença de requisitos e documentos exigidos para cada um dos benefícios, o pedido de entrada deve ser realizado da mesma forma por todos os contribuintes.

Como consultar o andamento do benefício do INSS (2)

Fonte/Reprodução: original

Sendo assim, basta acessar o site Meu INSS e fazer seu primeiro cadastro com CPF e criar uma senha pessoal que seja segura. O próximo passo será informar os dados necessários para seu requerimento. Por isso é importante estar com seu documento de identificação com foto, CPF, além de outros documentos para seu tipo de requerimento.

Após informar seus dados, precisará aguardar a resposta do instituto. E caso tenha dúvidas sobre quaisquer etapas, ligue para 135 que é o número de telefone da central de atendimento do INSS.

Como acompanhar o andamento do benefício do INSS?

Depois que efetuar a solicitação é possível acompanhar o andamento do benefício do INSS de forma online, por meio do aplicativo ou site Meu INSS. Para isto, realize o acesso nesta plataforma e faça login no sistema com o seu CPF e a senha cadastrada. Após seguir este passo, você verá um menu com várias opções, então clique na opção que diz “Meus Benefícios”.

Em seguida, você será levado a uma página com todos os benefícios que solicitou ao INSS. E é nesta tela que será possível acompanhar como está o pedido que deseja consultar. Dessa maneira, para obter mais detalhes basta clicar sobre o benefício solicitado e você verá o número e a espécie do benefício, assim como a condição em que ele se encontra.

As respostas para a solicitação de seu benefício encontradas no Meu INSS podem ser: habilitado (quando o pedido ainda está sendo analisado), deferido (quando o pedido foi aprovado e será concedido) ou indeferido (quando o pedido foi negado).

Outros artigos

Dicas para organizar a cozinha

16/01/2012

Dicas para organizar a cozinha

[caption id="attachment_378018" align="alignnone" width="451" caption="Uma cozinha limpa e bem organizada."][/caption] A cozinha é um ambiente de convivência dent...

Mesa de Poker, Onde Comprar

02/07/2011

Mesa de Poker, Onde Comprar

  O Poker é um jogo de cartas muito famoso no mundo todo, principalmente em cassinos. Para as pessoas que apreciam muito esta atividade, ter uma mesa de poke...