quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023 - 08/02/2023 11:44:12
MundodasTribos

Consultar o extrato do INSS pode ser mais fácil que você imagina, e sem sair de casa. Com apenas alguns cliques é possível emitir o extrato sem enfrentar filas de forma bastante simplificada e rápida.

É muito fácil consultar o extrato do INSS (Foto: Divulgação)

Quem tem direito ao extrato INSS

Tem direito a emissão do extrato do INSS as pessoas que são seguradas da Previdência Social, sendo possível fazer consulta de estrato de contribuição, agendamentos de perícias, pagamento do benefício do INSS e até mesmo informações sobre o tempo de aposentadoria.

Serviços online do INSS

Esses e outros serviços são oferecidos de forma online e totalmente gratuita para a população. O novo portal trouxe muita tranquilidade e praticidade para quem utiliza dos serviços. Há um tempo esse tipo de informação era obtido somente através das agências bancárias e caixas eletrônicos. Hoje tem a facilidade de consultar estrato, fazer transações e muito mais através da internet na plataforma online do INSS. Para ter acesso basta ser um segurado ou pensionista.

Acesse o site do INSS e obtenha o extrato (Foto: Divulgação)

Como consultar o extrato INSS passo a passo

Antes de mais nada é preciso acessar o site Meu INSS, aparentemente é um site fácil e bastante objetivo. Após estar com o site aberto vamos passar um passo a passo que lhe ajudará na consulta do extrato do INSS.

1º passo – Ao abrir o site é necessário que o usuário faça um cadastro no portal, isso trará mais segurança e tornará os próximos acessos ainda mais rápido e fácil.

2º passo – No canto superior direito tem um botão que se chama ENTRAR, ali é preciso clicar para que o mesmo abra uma nova janela que será necessário clicar em CADASTRE-SE e então fornecer dados pessoais como nome completo, CPF, estado, entre outros.

3º passo – Após o cadastro é só seguir o passo a passo conforme for pedido pelo site e fazer sua consulta.

4º passo – O site tem um menu no lado direito com todos os serviços, é só escolher o que deseja consultar. Qualquer dúvida que tenha sobre o site ou sobre as consultas, basta ligar para a Central discando de qualquer telefone fixo 135.

Você pode consultar o extrato em uma agência da Caixa (Foto: Divulgação)

Você pode consultar o extrato na Agência da Caixa

Caso você seja um segurado que não possui acesso à internet, ou algum meio eletrônico, você pode ir a agencia bancária da Caixa Econômica Federal mais perto e tirar seu extrato do INSS. Para quem segue contribuindo pode verificar seus vínculos empregatícios e também suas contribuições, acompanhando junto ao INSS. E se o contribuinte quiser simular o tempo de contribuição para efeitos de aposentadoria, basta ter em mãos seus documentos e carteira de trabalho.

Com o serviço online ficou muito mais fácil para os aposentados e pensionistas poderem consultar o extrato do INSS, em apenas alguns segundos é possível obter todas as informações necessárias.

Espero que tenha ajudado você, que busca informações sobre consulta do extrato do INSS.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

bety

Sou Bety Krause, Pedagoga formada em Licenciatura, adoro ler e escrever. Atuo como redatora e compartilho meus conhecimentos com o Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Curso de Cabeleireiro Profissional Gratuito

Curso de Cabeleireiro Profissional Gratuito

Esclareça as principais dúvidas sobre deportação

Esclareça as principais dúvidas sobre deportação

Menor cão do mundo cabe dentro de uma xícara

Menor cão do mundo cabe dentro de uma xícara

Telefone Anatel 0800 – Telefone de Atendimento da Anatel

Telefone Anatel 0800 – Telefone de Atendimento da Anatel

Programa de estágio 2016 da Yara SC

Programa de estágio 2016 da Yara SC

Móveis Planejados Italinea

Móveis Planejados Italinea