Conheça os principais alimentos para combater a anemia

A anemia é um problema de saúde bastante comum e está intimamente ligado, principalmente, à ingestão inadequada de alimentos ricos em ferro. De acordo…

Sonolência, adinamia e cansaço intenso são sintomas de anemia.

A anemia é um problema de saúde bastante comum e está intimamente ligado, principalmente, à ingestão inadequada de alimentos ricos em ferro. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30% das gestantes e até 50% das crianças com cinco anos possuem esse problema de saúde, que pode ser facilmente combatido e prevenido com medidas simples.

Conheça os principais sintomas de anemia.

Principais causas de anemia

Existem vários fatores que podem contribuir para o aparecimento do quadro anêmico, porém, de maneira geral, os que estão relacionados à alimentação são muito mais determinantes na gênese do problema. As principais causas são:

  • Dieta rigorosa e não balanceada;
  • Doenças que envolvem o estômago e intestinos;
  • Fluxo menstrual muito intenso ou prolongado;
  • Hemorragias.

Entretanto é importante lembrar que existem diversos tipos de anemia, e apesar das mais comuns, denominadas carenciais, estão relacionadas à diminuição na produção de células sanguíneas, decorrente da falta de nutrientes (especialmente ferro e vitamina B), existe outros tipos especiais, que podem ser herdados geneticamente, como é o caso da anemia falciforme.

Saiba mais sobre a anemia falciforme e conheça seu tratamento.

Ainda existem outras variedades de anemias, que surgem como consequência de outros problemas de saúde e tendem a se apresentar de forma bastante aguda, diferente do que é esperado para o quadro anêmico comum.

Os alimentos de orgiem animal são ricos em ferro.

Alimentos que combatem a anemia

Os alimentos podem combater a grande maioria dos quadros de anemia, e a quantidade recomendada para ingestão diária vai depender da idade, altura, sexo e intensidade da atividade física do paciente.

  • Ferro Ferroso

As principais fontes de ferro podem ser encontradas em alimentos de origem animal, como carne vermelha e fígado, principalmente, e em menores quantidades em carne de frango e peixe. O ferro ferroso é o tipo encontrado nesses casos, e possui a vantagem de ser facilmente absorvido.

  • Ferro férrico

Outra variedade do ferro disponível para ingestão é a forma férrica, que pode ser encontrada em vegetais com folhas verde-escuras, beterraba e feijão. Essa forma de apresentação possui menor biodisponibilidade e necessitam de agentes facilitadores para ser mais bem absorvido.

  • Agentes facilitadores

Para melhorar a absorção do ferro, especialmente o que se encontra na forma férrica, é indicado o consumo de vitamina C, que deve, preferencialmente, acompanhar a ingestão dos alimentos ricos em ferro. Essa vitamina pode ser encontrada na laranja, goiaba, acerola e limão.

A dieta inadequada é uma das principais causas de anemia

Para se prevenir o mal estar que a anemia pode trazer ao adulto e as graves consequências em pacientes que estão em fase de desenvolvimento, é só seguir as dicas e se certificar de ingerir as quantidades corretas dos alimentos.

Leia Também:  Nova moto Kawasaki Z 300, fotos e preços

Top