quarta-feira, 28 de setembro de 2022 - 28/09/2022 13:30:30
MundodasTribos

Conheça os 5 diferentes tipos de parto e saiba as vantagens de cada um. Na hora de se ter um filho, há a possibilidade de escolha do parto. Especialistas são unânimes em afirmar que o parto não é algo que pode ser premeditado ou escolhido. É possível escolher algumas características de um parto para outro, quando se trata do normal, porém é preciso ter em mente que o que deve ser levado em conta é a situação do bebê naquele momento e durante todo o pré natal.

Conheça os 5 diferentes tipos de partos - São diversos os tipos de partos, conheça mais sobre cada um (Foto: Divulgação)

Leia também: Parto humanizado entenda os benefícios.

O que este artigo aborda:

Conheça os 5 diferentes tipos de parto

Existem diversos tipos de parto, separamos alguns deles para você saber mais. O nascimento do bebê antigamente era feito apenas por um procedimento, via vaginal e com o avanço da medicina, o parto cesárea apareceu para dar uma mão ás parturientes que precisam e desde então surgiram outros partos com diferentes características.Conheça os 5 diferentes tipos de parto:

  • Parto Normal
É de início espontâneo e o bebê nasce com apresentação cefálica, ou seja, sua cabeça está posicionada na pelve. Neste tipo de parto, além da episiotomia (para facilitar a saída do bebê), podem ser utilizadas, em alguns casos, analgesia e indução das contrações com soro contendo ocitocina. Para que este tipo de parto aconteça, deve estar tudo bem com a saúde da mãe e do bebê.
Ele é o mais indicado por que seus benefícios são inúmeros: garantia de um pulmão maduro; contato com a mãe nos primeiros momentos de vida; oportunidade de sugar o peito; menos chances de doenças respiratórias etc. Para a mãe: menos risco de hemorragia; recuperação mais rápida; acompanhamento do parto e finalização de um ciclo da vida (da gravidez); contato mais rápido com o bebê, entre outros.

Informe-se também sobre a violência obstétrica (Foto: Divulgação)

  • Parto Cesária
Hoje em dia está sendo banalizado e muitas pessoas têm feito sem necessidade alguma. A cesária é aconselhada a ser feita apenas se necessário, por que a técnica foi desenvolvida para salvar mamães que por algum motivo, não poderiam fazer o parto normal como por exemplo: falta de contração, problemas de saúde, bebê muito grande e etc.
A cesariana é feita por via transabdominal, ou seja, com a incisão do abdômen da mãe em várias camadas até encontrar o feto dentro do útero e retirá-lo por esta incisão. Usa-se anestesia, geralmente a raquidiana. Depois que o bebê é retirado, ocorre a retirada da placenta e a sutura de cada plano aberto.
  • Parto na água

A gestante é colocada numa banheira repleta de água morna durante o trabalho de parto. O bebê ao nascer não se afoga por que ainda respira pelo cordão umbilical por pelo menos vinte segundos, durante os quais expande seus pulmõezinhos lentamente.

  • Parto de cócoras

É um parto natural porém com a gestante na posição de cócoras. É um parto mais rápido, por que a posição vertical ajuda bastante. Muitas mulheres preferem este tipo de parto por ser mais cômodo e doer menos.

Conheça os tipos de parto e saiba quais são seus benefícios (Foto: Divulgação)

  • Parto Leboyer

É um tipo de parto onde se tenta ao máximo não estressar o bebê, tornando seu nascimento um momento mais calmo. Ele foi criado pelo médico obstetra francês Frédérik Leboyer e foi introduzido no Brasil em 1970.  O parto é feito em um ambiente tranquilo e o mais parecido possível com o útero materno. São utilizados pouca luz, silêncio, o ambiente é quente e a amamentação é precoce. O banho é
realizado junto com os pais.

Benefícios do parto humanizado

Conheça os 5 diferentes tipos de parto e o parto humanizado. O parto humanizado é erradamente classificado como um tipo de parto, quando na verdade é uma mudança de atitude onde o respeito com a gestante e com suas vontades é levado totalmente em conta. Como por exemplo: a  posição para parir, o tempo mãe/bebê para o nascimento vai ser respeitado, o local de nascimento (numa banqueta de parto, na banheira ou no leito) serão respeitados e o períneo não vai ser cortado sem o consentimento (episiotomia) da gestante. Essa mulher também tem liberdade para se alimentar e se movimentar durante o trabalho de parto.

Veja também: Gravidez psicológica o que é?.

A cesária tem o objetivo de salvar os bebês em um parto difícil ou de emergência (Foto: Divulgação)

 

A gestante não é chamada de ‘mãezinha’, mas, sim, pelo nome, pois ela tem uma identidade e é única. Dessa forma, o atendimento é individualizado e não padronizado. O que deveria acontecer em todos os partos disponibilizados pelo SUS, porém infelizmente o descaso é grande e o número de casos de violência obstétrica são absurdos. Por isso, recomendamos a todas as gestantes a procurar histórico do hospital com recém mamães de como foram suas experiências, saber qual será o médico no dia do parto, se informar sobre o número de casos de infecção hospitalar no hospital escolhido e principalmente saber quais são seus direitos como gestante assegurados por lei.

O conteúdo "Conheça os 5 diferentes tipos de parto" foi feito por Redacao e distribuído por MundodasTribos na categoria Bem Estar em . Conteúdo atualizado em .

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Qual rainha mais bonita das escolas de samba

Qual rainha mais bonita das escolas de samba

Carpete de Madeira em Promoção

Carpete de Madeira em Promoção

Ervas que todos deveriam ter em casa

Ervas que todos deveriam ter em casa

Pele descascando no frio: o que fazer

Pele descascando no frio: o que fazer

Maquiagens Importadas Baratas

Maquiagens Importadas Baratas

Pacote de viagem Iguassu Resort, PR – CVC 2012

Pacote de viagem Iguassu Resort, PR – CVC 2012