Parto humanizado entenda os benefícios

Parto humanizado entenda os benefícios sobre essa maneira de dar a luz que é mais uma atitude do que de fato um tipo de…

Por Redacao em 16/06/2015

Parto humanizado entenda os benefícios sobre essa maneira de dar a luz que é mais uma atitude do que de fato um tipo de parto. O parto humanizado hoje está sendo procurado por muitas mulheres que querem que o grande dia seja especial, calmo e acima de tudo respeitoso em relação a suas vontades e queixas. Infelizmente, hoje em dia, a gestante no momento de dar a luz, muitas vezes é desrespeitada e muitas coisas são feitas contra sua vontade.

Confira: Exame De DNA Gratuito – Teste De Paternidade

Parto humanizado entenda os benefícios - O parto humanizado é um segmento que todos os partos deveriam ter (Foto: Divulgação)

Parto humanizado entenda os benefícios

A humanização do parto tem como objetivo “despadronizar” as técnicas empregadas hoje mecanicamente em muitos hospitais e respeitas as necessidades da mãe naquele momento. Parto humanizado entenda os benefícios:

– ser tratada com respeito pela equipe médica;

– ter assistência da doula;

– fazer uso de técnicas para alívio da dor como banho quente, liberdade de movimento, massagens;

– redução do índice de depressão pós-parto;

– aumento do vínculo mãe-bebê, com o contato pele a pele e amamentação imediatos.

– ter autonomia para escolher como passar pelo trabalho de parto e posição de parto;

Leia também: Moda gestante 2015 15 fotos lindas

No parto humanizado, as vontades as mulheres são respeitadas (Foto: Divulgação)

Para o bebê, também é vantajoso. Além de ir direto para os braços da mãe e poder mamar logo que nascer, o bebê é poupado de procedimentos e exames físicos, ou o de profilaxia da oftalmia neonatal, logo que nasce. Se o cordão umbilical é cortado após parar de pulsar, o bebê ainda tem os benefícios como uma quantidade extra de ferro, o que evita a anemia neonatal.

Como acontece o parto humanizado

A mulher tem autonomia para decidir como quer parir. Ela escolhe a melhor posição e tem apoio da equipe médica para se movimentar, comer, beber, tomar banho.  Pode reduzir a luminosidade do ambiente, ouvir músicas e contar com o suporte do esposo ou de outras pessoas, como a doula (mulher que presta o serviço de assistência à parturiente). O trabalho dos envolvidos é no sentido de garantir que ela esteja em um ambiente seguro, acolhedor e tranquilo.

Informe-se sobre os tipos de partos e saiba como que funciona cada um (Foto: Divulgação)

O acompanhamento familiar deixa a parturiente mais tranquila, tornando o parto mais seguro, ao constatar que a equipe especializada dos hospitais não consegue oferecer o suporte emocional que a parturiente necessita.

O médico deve mostrar todas as opções que a mulher tem de escolha baseado na história do pré-natal e desenvolvimento fetal e acompanhar essas escolhas, intervindo o menos possível.

A dor é entendida como uma função fisiológica normal que pode ser aliviada com métodos não-farmacológicos amplamente embasados, mas não quer dizer que a mulher não tenha a escolha de optar pelo uso de analgesia.

Leia mais: 20 ideias lindas e criativas para anunciar a gravidez

O parto humanizado oferece bolas, massagem e até mesmo banheira (Foto: Divulgação)

O Parto Humanizado significa direcionar toda atenção às necessidades da mulher e dar-lhe o controle da situação na hora do nascimento, mostrando as opções de escolha baseados na ciência e nos direitos que tem. Então na realidade, o parto humanizado é como deveria ser todo o parto. Independente de ser cesária ou qualquer outro, por que o parto humanizado é aquele que respeita a mulher em todos os seus estágios do parto.  Parto humanizado entenda os benefícios e conheça mais sobre essa atitude.

 

Top