Conheça as vantagens de consumir alimentos orgânicos

As produções agrícolas convencionais utilizam uma grande quantidade de agrotóxicos para deixarem os alimentos grandes e bonitos. Porém, essas substâncias são nocivas à nossa…

Os alimentos orgânicos são livres de substâncias químicas.

As produções agrícolas convencionais utilizam uma grande quantidade de agrotóxicos para deixarem os alimentos grandes e bonitos. Porém, essas substâncias são nocivas à nossa saúde. No caso das galinhas de granjas, para que produzam uma quantidade maior de ovos, as fazendas utilizam hormônios nesses animais.

Mas, você já parou para pensar que todas essas substâncias são também ingeridas pela sua família? Se você parar para refletir, talvez seja a hora de conhecer as vantagens de consumir alimentos orgânicos.

O que é a agricultura orgânica?

A agricultura orgânica é uma técnica na qual os alimentos são produzidos sem o uso excessivo de substâncias químicas. Utiliza-se um solo fértil, com rotação de culturas e adubos naturais. Dessa forma os alimentos produzidos são mais saudáveis, nutritivos e saborosos em comparação com os convencionais.

Além disso, a cultura orgânica não produz alimentos geneticamente modificados. Os animais criados nessas fazendas são soltos, possuem espaço para se movimentar, não recebem hormônios de crescimento e são alimentados de forma saudável e natural.

Quais são os benefícios?

Existem diversas razões para você optar pelos alimentos orgânicos. As vantagens vão desde alimentos mais saudáveis, livres de substâncias químicas até benefícios para o ambiente e os animais. Veja a seguir várias vantagens em fazer essa escolha.

Para a saúde

O consumo regular de alimentos orgânicos evita a ingestão de pesticidas e agrotóxicos utilizados nas produções convencionais. Os animais dessas fazendas não recebem antibióticos e hormônios, e por isso nós também não os consumimos. Já sabemos que essas substâncias químicas provocam diversos malefícios ao organismo, incluindo desde alergias, câncer até distúrbios psicológicos, como indicam pesquisas recentes.

O tomate é a fruta que mais necessita de agrotóxico em seu cultivo.

Para o ambiente

Como a agricultura utilizada nessas plantações é do tipo rotativa, não ocorre desgaste tão grande do solo. Além disso, ao variar o tipo de plantação em cada região, o solo se torna mais rico, forte e fértil.

Leia Também:  Sapatos que não machucam os pés

Como não se usa produtos químicos, a poluição do solo não ocorre e a água dos lençóis freáticos é preservada. Além disso, os animais como pássaros que são afetados pelos produtos químicos das plantações normais também ficam livres de toxinas.

Outro benefício é que esse tipo de agricultura ajuda a deixar o ecossistema equilibrado, pois são mantidos todos os predadores naturais das pragas para evitar a proliferação das mesmas.

Para os animais e os homens

Os trabalhadores das fazendas de culturas orgânicas não ficam expostos a toxinas perigosas, tornando seu trabalho mais seguro.

Os animais são tratados com prioridade, em condições de vida saudáveis, com espaço, limpeza e liberdade para se comportarem como animais. Dessa forma, evita-se a proliferação de doenças e não é necessário administrar antibióticos com tanta frequência quanto nas fazendas convencionais. Quando um fica doente é tratado individualmente, afastando-o dos demais até que melhore.

Alimentos que valem a pena comprar

Ainda não é viável substituir 100% dos alimentos por orgânicos. Um dos problemas é justamente o preço, que é mais elevado em comparação com os convencionais. Porém, existem alguns alimentos que possuem substâncias químicas em excesso, por isso é importante substitui-los por orgânicos:

  • Tomate;
  • Morango;
  • Melancia;
  • Melão;
  • Abóbora;
  • Mamão;
  • Legumes e folhas.

O tomate é o alimento que mais possui agrotóxico, mas existem outros como o morango, a melancia, o melão, a abóbora, ou seja, as frutas rasteiras, além do mamão, dos legumes e folhas. No geral, nos cultivos tradicionais, esses alimentos recebem uma quantidade grande de produtos químicos, pois são mais suscetíveis à ação de pragas. Por isso, é importante trocar esses alimentos por orgânicos. Dessa forma você dará mais segurança a sua família.

Os morangos recebem muitos agrotóxicos no seu cultivo. Troque-os por orgânicos.

A agricultura orgânica é considerada sustentável, protege o meio ambiente, os animais e principalmente os homens. É importante que ocorra um aumento da procura por esse tipo de alimento, para que haja um incentivo as fazendas em aderirem a esse tipo de cultura. Dessa forma todos poderão ter acesso a uma alimentação muito mais saudável.

Leia Também:  Conheça os Hábitos que Podem Danificar os Cabelos

Top