10 dicas para cuidar do couro cabeludo

Muitas pessoas não dão a devida atenção ao couro cabeludo. Elas pensam que, para ter cabelos bonitos e saudáveis, basta apostar em bons produtos…

Muitas pessoas não dão a devida atenção ao couro cabeludo. Elas pensam que, para ter cabelos bonitos e saudáveis, basta apostar em bons produtos e eles se encarregarão de fazer o resto. Acontece que tudo que se usa e como se usa pode interferir, diretamente, na saúde do couro cabeludo, que é justamente onde estão os bulbos capilares – responsáveis pela produção do fio, ou seja, é onde eles nascem e de onde retiram certos nutrientes, que podem vir dos cosméticos e da alimentação. AtitudeS erradas também o prejudicam. Veja 10 dicas para cuidar do couro cabeludo.

O couro cabeludo necessita de cuidados especiais (Foto: Divulgação)

Massagem no couro cabeludo

Muito importante, é indicado fazer a massagem do couro cabeludo, ao menos duas vezes por semana. Com delicadeza, deve-se usar os dedos, fazendo movimentos circulares e friccionando toda a cabeça. Isso aumenta a circulação sanguínea da região, fortalecendo os fios e estimulando seu crescimento.

Aplicar cremes no couro cabeludo

Hidratar o couro cabeludo não significa aplicar nele os cremes hidratantes que você usa, nos cabelos. Nem pense nisso! Tais cosméticos não são adequados para esta região. Eles podem, literalmente, entupir os poros, podendo causar queda de cabelos, caspas e outros problemas no couro cabeludo. Sempre que for aplicar os produtos, faça-o apenas no comprimento e nas pontas dos fios. Passe longe da raiz.

A massagem no couro cabeludo ativa a circulação sanguínea (Foto: Divulgação)

Água quente

Um verdadeiro perigo para o couro cabeludo e para os cabelos, a água quente estimula a produção excessiva de sebo. Evite-as, mesmo nos dias mais frios. Prefira que água esteja, no máximo, morna.

Continuar Lendo  Monovin A para Crescer Cabelo

Nutrir o bulbo capilar

Este é um cuidado extremamente importante. É preciso dedicar-se a uma alimentação saudável, para que o bulbo capilar seja nutrido, constantemente. Prova disso são as pessoas que passam por algum problema de saúde e, devido a uma dieta pobre, perdem muitos cabelos.

Caspas

Caspas eventuais podem ser tratadas com shampoos adequados e com esfoliação do couro cabeludo, que ajuda a remover as impurezas da pele. No entanto, quando persistentes, devem ser cuidadas por um médico.

O secador deve ficar longe do couro cabeludo (Foto: Divulgação)

Dormir com cabelo molhado

Nem pensar! Não se pode dormir com o cabelo molhado, pois isso favorece o aparecimento de fungos no couro cabeludo.

Secador de cabelos

Sempre use o secador de cabelos a uma distância de, no mínimo, 20 centímetros da cabeça. Assim, você estará cuidando do couro cabeludo e dos cabelos.

Limpeza do couro cabeludo

A cada 15 dias, use um xampu antirresíduos, massageando o couro cabeludo e os cabelos com ele. Isso remove as impurezas e ajuda a limpar os poros do couro.

Proteja-se do sol

Aplique protetor solar nos cabelos e, no couro cabeludo, use um chapéu ou boné, sempre que for pegar sol. A queimadura da pele da cabeça produz caspas e oleosidade.

Cuidado com os penteados

Evite, sempre, penteados que tracionam demais os cabelos e o couro cabeludo, pois isso pode ocasionar pequenas lesões em sua superfície.

Top