Como favorecer a iluminação do banheiro

O banheiro, tanto seja grande ou pequeno, é um local que precisa ser bem iluminado, pois a luz dá a sensação de limpeza a…

Por Editorial MDT em 24/10/2011

O banheiro, tanto seja grande ou pequeno, é um local que precisa ser bem iluminado, pois a luz dá a sensação de limpeza a esse cômodo. Por isso selecionamos algumas dicas de como favorecer a iluminação do banheiro com pouco gasto e muito bom gosto.

O primeiro passo é escolher azulejos, pisos, box, vaso sanitário e pia com cores claras. O branco é a cor ideal para esse ambiente, pois ele transparece higiene e claridade. Se o espelho for grande e o vidro do box transparente e translúcido, melhor será a iluminação, pois eles permitirão que a luz que vem da janela entre e seja refletida para todos os cantos do banheiro.

Aproveite a luz natural ao máximo isso é possível com o uso de janelas grandes e de uma abertura no teto do banheiro. Assim, o local ficará iluminado durante quase todo o dia. No entanto, durante a noite, ele também deve estar bem iluminado. Como o objeto mais importante do banheiro é o espelho, pois é em frente dele que as mulheres se maquiam e os homens se barbeiam, a luz deve ser mais intensa em volta dele.

Portanto, se as lâmpadas forem colocadas nas laterais do espelho, as pessoas poderão ver os seus rostos melhor, pois elas iluminarão bem as áreas do nariz, da bochecha e do queixo, enquanto uma luz na parte superior faria algumas sombras nessas partes. Depois, uma lâmpada branca no teto é o suficiente para manter o ambiente iluminado quando não houver sol.

Uma grande janela de vidro no banheiro é o suficiente para que a luz natural seja aproveitada por muito tempo. No entanto, na hora de instalá-la, certifique-se de que ela ficará em uma boa altura, de preferência, acima do pescoço das pessoas, pois senão ela poderá causar constrangimentos nas suas visitas.

As grandes janelas de vidro na altura em que foram instaladas nesse banheiro estão perfeitas, pois elas permitem que a luz solar penetre no ambiente sem empecilhos. Aliás, nesse banheiro, tudo foi feito para favorecer a sua iluminação: os objetos, os azulejos e as paredes são brancos e o espelho é grande. Desse modo, além de ter muita luz, o ambiente ganha maiores proporções, pois o branco e o espelho sem moldura fazem com que ele pareça maior.

As cores dos objetos do banheiro, o tamanho das janelas e a posição das lâmpadas são essenciais para um bom projeto de iluminação do banheiro. Por isso, antes de fazer o seu banheiro, preste atenção às dicas acima para aproveitar ao máximo a luz natural, contribuindo tanto para o seu bolso quanto para o meio ambiente, pois você economizará muita energia elétrica com essas providências.

Top