Conheça as combinações de remédios que podem ser perigosas ao nosso organismo

PUBLICIDADE

Muitas pessoas têm o hábito de tomar vários remédios no dia-a-dia, seja sob prescrição médica ou meramente por automedicação. No entanto, a pessoa quando combina certos tipos de remédios ou até mesmo certos alimentos com remédios, esconde riscos que nem imaginava. Pensando na seriedade desse risco, resolvemos expor nesta matéria algumas das mais perigosas combinações e seus efeitos.

Qualquer medicamento + Antiácido

Uma atitude que também faz muito mal é comer até passar mal e depois tomar algum antiácido. O antiácido feito para auxiliar na ingestão aumenta o pH gástrico, alterando desse modo à dissolução da comida e de outros medicamentos. O que também pode acontecer é o medicamento perder completamente sua função, já que ele foi feito para absorver um tipo específico de pH.

Antibiótico + Anticoncepcional

Muitos antibióticos podem interferir na ação das pílulas no organismo, levando a gravidez indesejada. Ainda não foi descoberto qual é o mecanismo que os antibióticos alteram a eficácia de anticoncepcionais em algumas mulheres. Pesquisas não puderam legitimar o efeito, mas também não conseguiram provar o contrário. As mulheres que tomam pílula e recebem a ordem de tomar um antibiótico deve imediatamente procurar outro método contraceptivo para a complementação durante o tratamento, e alguns dias após o fim.

PUBLICIDADE

Café + Energético

O café ou um energético podem oferecer uma agitação extra quando precisar. No entanto, se tomar os dois em um intervalo menor que quatro horas, você não vai conseguir se desligar. Isso porque as duas bebidas contêm um estimulante próprio: a cafeína. Os sintomas mais conhecidos é a insônia, tremedeira, náusea, agitação e taquicardia. No geral ingerindo uma latinha de energético junto com uma xícara de café, já pode causar incomodo. Para passar o efeito, é indicado beber muita água, o qual deve durar em torno de duas horas.

Vitamina + Álcool

A ingestão de álcool em nosso organismo, faz com que o órgão fique confuso, o que pode danificar a absorção de outras substancias como as vitaminas que estejam no organismo ao mesmo tempo. Em doses recomendadas às vitaminas são seguras, porém o álcool pode acelerar o metabolismo, fazendo com que diminua a eficácia da vitamina. Se você quiser ficar saudável é melhor não se atrever fazer essa combinação, pois, do contrário sua situação apenas agravará.

Muitas vezes as pessoas nem sabem o risco que correm por ingerirem vários tipos de medicamentos ao mesmo tempo, no entanto, é preciso ter cuidado, pois, muitas vezes as reações podem nem sempre ser a desejada. Caso isso aconteça é recomendável que procure imediatamente um centro médico para não gerar o agravamento da medicação.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.