Conheça a vacina contra pneumonia

Conheça a vacina contra pneumonia e saiba aonde pode conseguir a aplicação de uma dose! A pneumonia mata e representa no Brasil a quarta…

Por Élida Santos em 19/09/2014

Conheça a vacina contra pneumonia e saiba aonde pode conseguir a aplicação de uma dose! A pneumonia mata e representa no Brasil a quarta causa de hospitalização de idosos. Para prevenir esse mal foi desenvolvida a vacina contra a pneumococo, bactéria que mais frequentemente causa a pneumonia em idosos. A vacina foi testada e tem uma eficácia alta, sendo que a pessoa precisa tomar uma dose de reforço após a primeira dose dela. Essa vacina diminui muito infecções graves causadas pelo Streptococcus Pneumoniae, que é responsável por doenças como otites, sinusites, pneumonia, meningite e sepse.

Campanhas de vacinação contra a pneumonia (Foto: Divulgação)

Veja também: Vacina h1n1 data e calendário campanha vacinação gripe

Conheça a vacina contra pneumonia

Conheça a vacina contra pneumonia que se chama a vacina pneumocócica 23-valente. Essa vacina tem como função estimular o organismo a produzir anticorpos contra essas doenças. Depois de duas semanas que o individuo tomou a vacina ele pode se considerar imunizado. Esse efeito pode durar pelo menos cinco anos, por isso a necessidade de tomar um reforço da vacina depois de um certo tempo de aplicação dessa vacina.

Quem deve tomar a vacina contra a pneumonia?

Veja só os grupos de pessoas que devem tomar essa vacina:

– Idosos;

– Pessoas com mais de 2 anos que tenha predisposição à infecção pneumocócicas (anêmicos, cardíacas, neoplásicos, indivíduos com doenças pulmonares, imunossuprimidos, renais ou hepáticas, diabéticos e alcoólatras).

Veja mais informações sobre: Conheça as vacinas que os adultos devem tomar

 

Conheça a vacina contra pneumonia (Foto: Divulgação)

Vacina com pouca eficácia em pessoas com menos de dois anos

A vacina não é administradas em bebês porque não teve eficácia comprovada. A vacina tem contraindicações relacionadas a reações alérgicas e outras doses de vacinas ou alergias aos componentes. Se a pessoa estiver com febre, por exemplo, não deve tomar essa vacina como modo de segurança. Se depois que tomar a vacina tiver febre é bom procurar um médico para que possa avaliar se teve problemas de coagulação.

A vacina será imunizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a todos do grupo de risco. Para tomar a vacina basta comparecer ao Posto de Saúde mais próximo com a caderneta de vacinação e tomar a picada no músculo do braço. Quem quiser tomar em um consultório particular vai pagar entre R$75 a R$100.

Top