Confira 7 dicas para se livrar da acne

Independentemente da idade, muitas pessoas sofrem com as temidas espinhas, que além de causarem um estrago no visual, também podem trazer algumas dores e…

Independentemente da idade, muitas pessoas sofrem com as temidas espinhas, que além de causarem um estrago no visual, também podem trazer algumas dores e incômodos, dependendo do tamanho e do local em que surgirem. Para não ter mais problemas com elas, confira 7 dicas para se livrar da acne.

As espinhas são um incômodo para mulheres e homens de qualquer idade (Foto: Divulgação)

Causada pelo aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, a acne geralmente aparece nos momentos de maiores alterações hormonais (daí a sua grande incidência na adolescência, fase em que os hormônios estão em grande produção) e de distúrbios na produção de queratina.

Quando produzido excessivamente, esse sebo obstrui os poros da pele, impedindo a sua própria saída. Com o acúmulo dele, são formados pequenos pontos pretos (os famosos cravos) e liberadas substâncias que irritam a pele e facilitam o desenvolvimento de bactérias.

Sucos que ajudam a evitar espinhas

Espinha interna, o que é, como tratar

Confira 7 dicas para se livrar da acne

Espremer as espinhas e os cravos é algo que não deve ser feito (Foto: Divulgação)

Apesar de muito comuns entre os adolescentes, as espinhas podem aparecer em homens e mulheres de qualquer idade, mas é possível diminuir a incidência delas e os incômodos. Para tanto, confira algumas dicas para combater a acne.

– Evite usar cremes de textura oleosa, pois eles propiciam o desenvolvimento da acne.

– Sabonetes secativos, que contêm substâncias como enxofre e ácido salicílico, por exemplo, ajudam a reduzir a oleosidade da pele.

– Faça limpeza de pele pelo menos a cada três meses, com um profissional especializado.

– Ao usar filtro solar, cremes para o rosto e maquiagem, prefira os produtos do tipo “oil free” ou “oil control”.

Continuar Lendo  Decoração aconchegante - dicas, fotos, como fazer

– Resista à tentação de espremer espinhas e cravos, pois isso pode piorar a situação.

– Limpe a pele mais vezes ao dia, passando pelo menos um pouco de água fria no rosto (região mais afetada pela acne) quando for ao banheiro.

– Quando a acne aparecer, diminua (ou suspenda) o consumo de frituras e chocolate.

Outros cuidados

Lavar o rosto com água fria, frequentemente, é uma boa medida para evitar o surgimento da acne nessa parte do corpo (Foto: Divulgação)

Entre as dicas para se livrar da acne, você também pode utilizar uma máscara secativa, feita à base de argila (encontrada em lojas de produtos naturais) e mel, deixando-a agir por 10 minutos, que serve para secar as espinhas mais salientes.

Vale ainda lembrar que pasta de dente e pomadas contra machucados não são muito indicados para cuidar das espinhas. E em caso de quadros mais graves, o melhor a fazer é procurar um dermatologista.

Top