Noivado é mesmo necessário?

Antigamente, o noivado era muito importante, pois nele, os noivos selavam o compromisso de se casarem diante dos seus pais. Hoje, muitos casais se…

Por Editorial MDT em 23/12/2011

Os noivos selam o compromisso em construírem uma vida em comum no casamento. (Foto: Divulgação)

Antigamente, o noivado era muito importante, pois nele, os noivos selavam o compromisso de se casarem diante dos seus pais. Hoje, muitos casais se casam sem o noivado, principalmente quando já têm onde morar e estão certos de que vão viver uma vida a dois, sendo mais independentes dos seus genitores.

No entanto, o noivado não deixa de ter o seu charme, pois é uma festa particular, em que geralmente somente os familiares e amigos mais próximos são convidados. É nele que os noivos juram o amor eterno a ser concretizado no casamento. Porém, muitas pessoas modernas se perguntam: “O noivado é mesmo necessário?”

Na realidade, tudo depende da vontade dos noivos. Se eles são clássicos e preferem seguir as regras da sociedade, certamente será um bom feito se eles se noivarem. Contudo, se o casal for moderno e não der importância para tais eventos, não vale a pena gastar tanto dinheiro apenas para agradar os familiares.

Após o pedido de casamento, vem o noivado. (Foto: Divulgação)

Outra questão importante é a religiosidade dos noivos. Os cristãos prezam muito pelo noivado, pois para eles, o noivado é um contrato entre um homem e uma mulher que sonham em ter um lar com filhos, animais de estimação e muito amor. Ou seja, o noivado é a escolha de um futuro estado de vida, que é o casamento, após o namoro, onde puderam ser examinados com cautela todos os defeitos e as qualidades do futuro cônjuge.

Agora, se você quiser fazer uma festa de noivado porque esse sempre foi o seu sonho, vá em frente, pois nunca será considerada piegas. Afinal, o sonho é seu, então, viva-o intensamente, porque não é sempre que se noiva. Por isso, vá às compras, escolha um vestido bonito e o cardápio ideal para esse momento tão especial. E não se esqueça de tirar muitas fotos para serem mostradas no telão no dia do seu casamento.

As alianças no noivado selam o compromisso entre os noivos. (Foto: Divulgação)

Porém, como ninguém é obrigado a noivar, se essa não é a sua intenção, não se sinta forçado a fazer essa festa. Se os seus pais pedirem para fazê-lo, explique-lhes calmamente que essa não é a sua vontade e que não vale a pena gastar o dinheiro que poderia ser investido no casamento no noivado. Se você usar as palavras certas, eles certamente compreenderão o seu ponto de vista. Mas se eles realmente insistirem, aceite apenas um simples jantar para não decepcioná-los.

Nos tempos modernos, ainda há contradições entre os velhos e os novos costumes. Por isso, pense bem antes de realizar ou não o seu noivado, pois mais pessoas estão envolvidas nessa decisão.

Top