quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 17:14:03
MundodasTribos

O Concurso Banco do Brasil é conhecido por ser uma das provas mais disputadas para ingresso no serviço público de todo o país. Não é à toa que muitos cursos preparatórios são feitos com intuito de mais pessoas conseguirem ingressar nos trabalhos oferecidos para os aprovados.

Entretanto, pelo excesso de disputa, muitas dúvidas surgem nos candidatos. Por isso, confira aqui como funcionará o Concurso Banco do Brasil e descubra maneiras de se preparar para garantir aquela tão sonhada vaga.

O que este artigo aborda:

Concurso Banco do Brasil: O que é a banca organizadora?

Para entender o Concurso Banco do Brasil e todas as provas desse tipo, precisamos analisar como a banca organizadora funciona. Entender isso é essencial tanto para se preparar da maneira correta como para não se assustar com a prova no dia.

Concurso Banco do Brasil O que é a banca organizadora

Fonte/Reprodução: original

Inicialmente, vamos comentar a respeito do que se trata uma banca organizadora. Como seu próprio nome diz, ela é responsável por organizar as etapas do concurso e entre elas está a elaboração das provas. É essencial para o candidato ter conhecimento da banca responsável por sua prova, pois a forma de avaliação varia.

Maiores bancas organizadoras de concursos no Brasil

Vamos começar por uma das mais recentes bancas que organizaram o Concurso Banco do Brasil mais recentemente: a Cesgranrio. Muito conhecida por concurseiros, seus métodos de avaliação costumam utilizar de objetividade nas questões. A depender do tipo de prova, as questões comportam pontuações diferentes além da múltipla escolha das perguntas.

Confira aqui uma lista com mais cinco bancas organizadoras espalhadas pelo país:

  • Cespe;
  • FGV;
  • FCC;
  • Esaf;
  • Vunesp.

A partir dessa lista, você será capaz de se orientar através das bancas organizadoras responsáveis por grande parte dos concursos no Brasil. Sempre que puder, procure por conteúdos que abordam os métodos de avaliação da banca responsável pelo seu concurso a fim de não ser surpreendido por algum detalhe.

Últimos Concursos BB

Observa-se um padrão que varia muito pouco do Concurso Banco do Brasil mesmo com a mudança de bancas: os assuntos cobrados. Praticamente todas as bancas que organizaram esse tipo de concurso têm o costume de cobrar todos os assuntos dados no edital, por isso preste atenção!

A partir de uma análise dos assuntos cobrados nas provas mais recentes, montamos um compilado com os conceitos que sempre perseguem os concurseiros neste tipo de prova. Confira mais adiante!

O que estudar para concursos do Banco do Brasil?

Agora que já comentamos o suficiente sobre bancas organizadoras, o que devemos estudar para o Concurso Banco do Brasil? Lembre-se sempre de levar em consideração a banca responsável pelo concurso para melhor preparo e confira os assuntos mais cobrados nas provas do BB.

Matemática financeira

É até intuitivo pensar que a matemática financeira estará presente em um concurso para ingressar em uma instituição financeira, não? Apesar desse nome assustar, o Concurso Banco do Brasil apresenta uma repetição nos seguintes assuntos matemáticos:

  • Juro simples;
  • Juros compostos;
  • Porcentagem;
  • Matemática básica.

A partir de um estudo aprofundado desses assuntos com uma boa quantidade de resolução de questões, o candidato é capaz de garantir uma boa pontuação na prova matemática e dar um ótimo salto em relação aos demais.

Língua portuguesa

Sem dúvidas dominar a própria língua é essencial tanto para a leitura atenta de questões, como também para evitar cair em possíveis pegadinhas que rotineiramente perseguem os concurseiros. Portanto, confira uma lista dos assuntos de língua portuguesa para que você garanta uma ótima leitura da prova:

  • Sintaxe;
  • Concordância verbal e nominal;
  • Interpretação textual;
  • Parte de morfologia.

A partir desses assuntos, você garante que a prova não será capaz de lhe enganar durante o momento de resolução. Outra recomendação é que, mesmo que pouco tempo, você exercite sua leitura para treinar seu cérebro para captar pequenos detalhes que costumam ser informados nos enunciados das questões.

Redação

Muito conhecida pelo pessoal que faz com constância o ENEM, a redação também é um ponto cobrado nas provas para o Concurso Banco do Brasil. É necessário realizá-la no formato dissertativo-argumentativo e tem um valor total de 100 pontos. Os que obtiverem notas abaixo de 70 pontos serão eliminados automaticamente, então cuidado!

Há previsão de próximo edital de concurso do BB?

O cenário está incerto segundo especialistas. No entanto, é possível que os responsáveis pelo Concurso Banco do Brasil promovam uma nova prova a partir de dezembro de 2023, se levarmos em conta o prazo de vigência do último concurso realizado.

Há previsão de próximo edital de concurso do BB

Fonte/Reprodução: original

Com isso, espera-se que agora você saiba como o Concurso Banco do Brasil funciona e esteja bem em relação aos assuntos que serão cobrados na avaliação. Compartilhe o texto para fins de divulgação e sempre que precisar de informações confiáveis, retorne a este site.

O conteúdo "Concurso Banco do Brasil: entenda como funciona esse certame" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em .

1

Pode ser do seu interesse

Cursos Profissionalizantes Gratuitos Salvador na Bahia 2010-2011

Cursos Profissionalizantes Gratuitos Salvador na Bahia 2010-2011

Diário Oficial Tocantins

Diário Oficial Tocantins

Informações sobre Plano de Saúde – Porque Fazer

Informações sobre Plano de Saúde – Porque Fazer

Melhores Rádios Online

Melhores Rádios Online

Exame OAB 2010-2011 – Inscrições Para Prova Da OAB

Exame OAB 2010-2011 – Inscrições Para Prova Da OAB

Cursos gratuitos Senai março 2018

Cursos gratuitos Senai março 2018